Assim ao longo de três dias este projeto será apresentado na íntegra, diversas vezes ao dia, neste certame a realizar no pavilhão da Escola E.B.2,3 de São Vicente de Vila do Bispo.
Trata-se de um documentário que retrata a apanha do mais popular marisco português, o perceve, nas falésias ingremes e agrestes da Costa Vicentina e tem como protagonistas José Seromenho Barata “o Amola”, António Jorge Baptista “o Cachola”, os irmãos António Ramos e José Ramos antigos marisqueiros. Os restantes participantes são os atuais profissionais e sócios da Associação.
«As marés determinam o ritmo de vida destes homens, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha dos perceves. Há gerações de marisqueiros, há quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco?», são algumas das questões colocadas ao longo do documentário, pelos seus os autores.
Este projeto levado a cabo pela Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e a Câmara Municipal de Vila do Bispo tem como objetivo a preservação e gestão deste produto tão apreciado por muitos, o perceve, bem como aquisição da sua certificação e rotulagem, concretizado através de uma candidatura ao programa PROMAR.
Realizado por Carlos Vaz, o filme conta com entrevistas realizadas por Alexandra Trindade e imagem de Miguel Veterano e Rodrigo Corteseano.
Link para o filme.
Por CM Vila do Bispo