A cidade de Loulé recebeu no passado domingo, 1 de maio, a Festa Grande da Mãe Soberana. Depois do interregno devido à pandemia, a organização celebrou da melhor forma o regresso deste evento que faz parte da vivência coletiva do concelho de Loulé.

A Câmara Municipal de Loulé solicitou a todos os residentes na cidade, em particular nas artérias que integram o percurso da Festa, que participassem através da ornamentação das varandas e janelas com as tradicionais colchas e também com o lançamento de pétalas de flores (distribuídos aos moradores pela Autarquia), no momento de passagem da procissão com a imagem da Nossa Senhora da Piedade.

A Festa Grande foi o momento alto das festividades da Mãe Soberana, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Loulé. A maior manifestação religiosa a Sul de Fátima é um evento que faz parte da identidade da comunidade louletana, fortemente enraizado na cultura, tradições, mas sobretudo na essência dos louletanos enquanto povo.

Para além disso, é um dos principais cartazes turísticos deste concelho e um momento dinamizador da economia local, em particular do setor da restauração e hotelaria.

O programa de domingo da Festa Grande arrancou pelas 10h00, com a celebração da Missa Solene, na Igreja de S. Francisco, onde decorreu também o 28º Encontro do Povo de Cabo Verde. A Imagem da Padroeira saiu, em procissão, em direção ao Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco. Pelas 15h30, decorreu a Missa Campal. Depois a Grande Procissão percorreu as principais ruas da cidade e culminou com o momento apoteótico da subida íngreme ao Santuário, com os homens do andor a carregarem o pesado andor, quadro único que emociona não só os louletanos mas todos os que visitam a cidade para assistir à Festa da Mãe Soberana. Pelas 23h30, junto à Ermida, teve lugar um espetáculo de fogo de artifício.

 

Veja aqui mais fotos