Evento reunirá ONGs, autoridades, pescadores, investigadores e outros stakeholders para soluções tecnológicas e comunitárias contra as redes fantasma.

No dia 3 de outubro de 2025, o Campus da Penha da Universidade do Algarve (Faro) acolhe o II Simpósio Redes Fantasma & Conservação Marinha, organizado pela OPAA - Ocean Patrol Association, Conservation & Sustainability (Portugal) em colaboração com o Projeto “Redes Fantasma” (Suíça).

O encontro reunirá cerca de 70 participantes, incluindo ONGs, comunidades piscatórias, universidades, empresas, autoridades marítimas, entre outros, para debater soluções práticas e escaláveis para tentar solucionar a problemática das redes fantasma.

 

A escala do problema: A cada ano, entre 500 000 e 1 milhão de toneladas de equipamento de pesca (conhecido como “redes fantasma”) são perdidas nos oceanos WWF. Estima-se que isso represente cerca de 2 % do total de equipamentos utilizados, incluindo 2 963 km² de redes de emalhar, 75 049 km² de redes de cerco e 218 km² de redes de arrasto ScienceResearchGate.

Impacto na vida marinha: Estas redes continuam a capturar animais indiscriminadamente, contribuindo para a morte de dezenas de milhares de mamíferos, aves e tartarugas marinhas anualmente Bow Seat Creative ; World Animal Protection US.

Porque importa: Essas redes degradam-se lentamente e tornam-se micro e nano plásticos, que entram na cadeia alimentar e afetam a saúde humana, do cérebro ao coração.

 

Programa

Manhã – três painéis temáticos:

Redes Fantasma: Contextualização e Ação

Stakeholders em Ação - Experiências do Centro e Sul de Portugal

Realidade do Algarve e Oportunidades de Colaboração

Tarde – dois workshops colaborativos:

Programas locais de recuperação de redes fantasma

Parcerias eficazes entre os diferentes Stakeholders (ONGs, pescadores, autoridades, empresas, entre outros)

 

Inovação e Educação

O simpósio irá apresentar soluções em desenvolvimento, como:

 

Bóias localizadoras de baixo custo, concebidas para utilização comunitária ao longo da costa;

Métodos de deteção por sonar, que permitem operações de recuperação mais seguras, direcionadas e escaláveis;

Iniciativas educativas, incluindo o livro infantil “As Aventuras dos Heróis do Oceano”, já publicado em português e alemão, atualmente utilizado em escolas para sensibilizar crianças e famílias.

Testemunhos

“Há cinco anos, ouvi pela primeira vez o termo "Redes Fantasma" aqui mesmo em Faro. A minha reação inicial foi: "Parece um problema menor comparado com as alterações climáticas ou a perda de biodiversidade". Mas depois comecei a aprofundar o tema [...] Uma vez no oceano, as redes fantasma começam a degradar-se em micro e nano plásticos, que entram na cadeia alimentar e acabam por afetar a nossa saúde, do cérebro ao coração [...] Vamos agir. Vamos fazer algo em relação a isso. Vamos usar este simpósio para explorar o que podemos fazer, em conjunto, para enfrentar esta crise silenciosa.", afirma Urs Endress (Suíça), coordenador do Projeto Redes Fantasma.

 

Informação prática

Local: Auditório 1.5, Campus da Penha, Edifício 9 - Complexo Pedagógico da Universidade do Algarve, 8005-139 FARO

Data: Sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Horário: 09h30 – 17h00

Inscrições gratuitas (obrigatórias): https://forms.gle/WhsqnEH7CbRU6WMJ6

 

Equipa Ocean Patrol