Segundo a autarquia, o objetivo destes encontros é «dar a conhecer uma cidade que se reinventa nas suas potencialidades procurando dar testemunho dos projetos que se consolidam, enquadrados na realidade do nosso concelho – sejam eles obras públicas, privadas, iniciativas culturais, de âmbito social, entre outros».
O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, fez-se acompanhar de alguns membros da sua equipa, assim como empreiteiros e empresários envolvidos nas obras.
Localizado no Medronhal, na zona do Guilhim, em Estoi, vai nascer o Centro de Recolha Oficial de Animais.
Este equipamento, destinado a cães e gatos, vai permitir suprir uma lacuna do concelho, albergando animais abandonados. Ao todo, este espaço vai acolher entre 163 a 173 animais, agrupados em núcleos adequados às diferentes espécies e características fisiológicas dos mesmos.
De forma a garantir a integração e funcionalidade do edifício, será criada uma área pedonal e de parqueamento.
O Centro de Recolha Oficial de Animais será composto pelos serviços clínicos, administrativos e pelas áreas técnicas.
O espaço terá uma zona de quarentena para animais que, por questões de doença, precisem ficar isolados dos restantes. Esse bloco será composto por celas semicirculares, para facilitar a captura do animal na cela, caso seja necessário.
O edifício, de linguagem arquitetónica contemporânea, está entregue à empresa Rua Vilaça, Lda e terá o custo de 1.139.500, 73 euros. Esta obra deverá estar concluída dentro de quatro a cinco meses.
Por: Filipe Vilhena