Francisco Rosado nasceu em Faro a 20 de junho de 1951, onde desenvolveu os estudos até o ensino secundário.
No início dos anos 70 por oposição ao Regime do Estado Novo partiu para Paris, obtendo o estatuto de exilado político da ONU. Regressou a Faro em 1975 para continuar os estudos na área da música. Estudou flauta de bisel com Catarina Latino e Pedro Couto Soares, participou em várias master classes promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi no ensino e na promoção da música antiga que assumiu grande destaque no Algarve: foi um dos fundadores do Grupo de Música Antiga do Conservatório e constituiu o Consort de flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
O professor Francisco Rosado esteve também ligado à programação dos Encontros de Música Antiga de Loulé desde 1999, tendo sido o seu diretor artístico. Fundou o Ensemble de flautas do Centro de Expressão Musical de Loulé e possui vários CDs gravados.
Lecionava Flauta de Bisel e Classe de conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo sido reconhecido como especialmente relevante o seu desempenho, tendo influenciado positivamente várias dezenas de alunos ao longo do seu percurso profissional.
“É inquestionável a perda que a sua partida prematura representa para a comunidade do ensino artístico e para a música e cultura do Algarve”, refere uma nota da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Por: Folha do Domingo