«52 Hz», de Diana Rodrigues, estudante da licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve, alcançou o 1º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação da 10ª edição dos prémios «Sophia Estudante», atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.

“52 Hz”, de Diana Rodrigues, estudante da licenciatura em Imagem Animada da Universidade do Algarve, alcançou o 1º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação da 10ª edição dos prémios “Sophia Estudante”, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.

“52 Hz” é um filme que aborda o tema da solidão imensa que habita, por vezes, dentro de nós e da necessidade de nos conectarmos uns com os outros.

Esta categoria contou ainda com “A Minha Gaivota Espanhola” de Bárbara Barreto, Catarina Santos e Raquel Salvado, da Universidade Lusófona, que alcançou o segundo lugar, e “Dead End” de Helena Duarte, Lara Marjo e Júlia Leite, também da Universidade Lusófona, que arrecadou o terceiro lugar.

Integraram o júri Bruno Carnide (Real. Animação), Paulo Cambraia (Real. Animação), Sandra Celas (Atriz), Pedro Granger (Ator), João Rapaz (Maquilhagem/FX).

A Mostra de Cinema Universitário “Sophia Estudante” é uma organização da Academia Portuguesa de Cinema, em colaboração com o Município de Albufeira, tem por objetivo incentivar e motivar os jovens futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e respetivo corpo docente e favorecer o debate e partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais, realização de workshops e oficinas, masterclasses e visionamento dos filmes nomeados. A edição de 2024 contou com cerca de 180 estudantes de cinema e audiovisual de todo o país.

A iniciativa aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no Auditório Municipal de Albufeira, e este ano foi inteiramente dedicada ao tema “séries”, resultado das mudanças no consumo dos media.

Os 33 filmes candidatos integraram cinco categorias, nomeadamente melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem documentário, melhor curta-metragem experimental, melhor curta-metragem de ficção e melhor curta-metragem mestrado e doutoramento. Os filmes foram produzidos pelos alunos dos estabelecimentos do ensino superior e técnico, uma forma de dignificar a formação na área por todo o País.

 

UAlg