num encontro inédito entre o coletivo de luxo formado por Sérgio Godinho, Ana Bacalhau, Vitorino e Jorge Benvinda e o Grupo Coral Infantil de Loulé dirigido pelo Professor Ricardo Silva. É uma surpreendente incursão no nosso cancioneiro e património popular infantil (com novos arranjos) ou nele inspirado.
Entre canções de roda, histórias, lengalengas, somos levados a viajar à nossa infância, capazes de despertar as mais longínquas recordações e sentir as emoções de então. Mais do que isso, este será o veículo para fazer os mais pequenos (que hoje são filhos, sobrinhos ou netos) reviver com os mais velhos essas histórias e canções dançadas, puladas, esgrimidas, que criavam sonhos incríveis.
A estes intérpretes juntou-se Filipe Raposo, que criou belíssimos arranjos e dirigiu um valoroso naipe de músicos que tocou de uma forma maravilhosa o repertório por todos escolhido, e ainda Cláudia Guerreiro, autora das maravilhosas ilustrações que ampliam este belo universo tão rico e inesgotável.
Para António Manuel Guimarães, diretor artístico do Festival Sol da Caparica (onde estreou este espetáculo) e responsável pela encomenda do mesmo, “muitos ainda se lembram das canções de roda que cantámos e dançámos nas ruas, pátios das escolas, com os nossos familiares e amigos, quer no campo quer na cidade. Todos se lembram de fantásticas histórias que os mais velhos, os nossos avós e pais nos contavam, mais ou menos eruditas, mas sempre belíssimas aos nossos ouvidos, capazes de despertar as mais longas viagens pelo mundo fora e sentir emoções incríveis, do medo à alegria, da tristeza à euforia. ‘Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras que Tais’ aparece com o propósito de trazer de novo à tona um pouco desse universo que tem estado submerso nos últimos tempos».
O espetáculo tem duração aproximada de 90 minutos, destina-se a maiores de seis anos e tem um custo associado por pessoa de 14 euros, passando para 12 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos, sendo o Cartão de Amigo aplicável a este evento.
Por: CM Loulé