A DRAP Algarve realizou ontem, dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, uma ação de promoção da laranja do Algarve, no Aeroporto Gago Coutinho, em parceria com o Turismo do Algarve.

Foram distribuídas laranjas algarvias pelos turistas que desembarcavam no aeroporto. Esta ação contou com o apoio da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, uma associação sem fins lucrativos, constituída por doze associados: Cacial, Cordeiro & Filhos, Frusoal, Frutalgoz, Frutarade, Frutas Lurdes, Frutas Tereso, Lisboa Correia, Machado & André, Martifruta, Matinhos Hortofruticultura, e Mediterrâneo Dourado, representando cerca de 40% da produção da região.

A ação foi conduzida pelo Diretor Regional da DRAP Algarve, Pedro Valadas Monteiro, pela Vice-Presidente do Turismo do Algarve, Fátima Catarino, e pelo Presidente da Direção da AlgarOrange, José de Oliveira.

Em declarações aos jornalistas, Pedro Valadas Monteiro reforçou que esta iniciativa trouxe ao Aeroporto Gago Coutinho «uma das produções mais afamadas e conhecidas do Algarve», referindo-se à laranja. «Nesta campanha utilizámos laranja certificada, com indicação geográfica protegida, porque é isso que dá garantias da qualidade e diferenciação do produto». Para o responsável da DRAP Algarve, «faz todo o sentido que a agricultura, a produção agroalimentar e o turismo estejam de mãos dadas».

Com esta iniciativa de promoção à laranja, «os turistas ficam também a conhecer aquilo que é a genuinidade do Algarve e aquilo que é a qualidade dos nossos produtos agrícolas», frisou ainda Pedro Valadas Monteiro, que desejava ver «mais laranja algarvia» a ser utilizada no setor da hotelaria.

«Todos temos a ganhar com o entrosamento dos vários setores», finalizou o Diretor Regional da DRAP Algarve.

Durante a tarde do dia de ontem, a DRAP Algarve fez uma visita à CACIAL – Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve. Fundada em 1964, a cooperativa é hoje uma das empresas de referência da região do Algarve, seguida de uma reunião técnica com o objetivo de realizar um balanço da campanha de citrinos que agora termina e perspetivar a que se irá iniciar.

A CACIAL tem um volume de faturação de 25 000 000,00 €, ocupa o vigésimo nono lugar no ranking das empresas com domicílio fiscal no distrito de Faro e é a vigésima quarta maior cooperativa nacional. Emprega mais de cem trabalhadores e presta assistência técnica aos produtores com quem trabalha, para além de apresentar certificações nacionais e internacionais necessárias de forma a garantir a qualidade dos produtos que coloca no mercado.

De recordar que os resultados do 3º Balanço de Citrinos, serão apresentados a publico e debatidos no dia 25 de outubro no auditório da DRAP Algarve, num evento organizado pela AlgarOrange e COTHN – (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional).

 

Por: Filipe Vilhena