PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO 2020

 

Abertura do Programa DiVaM

5 de setembro   | 10h00 | Ruínas Romanas de Milreu

Música: de todos e para todos

Performance musical, com grupo representativo da banda filarmónica, com instrumentos de sopro e percussão de origem muito diversa. O repertório integra peças musicais de várias zonas do mundo e com um simbolismo ligado ao tema dos direitos humanos, intercaladas com a oralidade dos microcontos de Fernando Guerreiro.

ACREMS- Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense

Cerimónia reservada a convidados

 

6 de setembro | 18h   | Fortaleza de Sagres

“Concertos ao Entardecer” apresenta MONDAY

Monday é o projeto a solo de Catarina Falcão, uma das irmãs da dupla bem conhecida Golden Slumbers. A prevalência de uma vontade artística por um som de um certo recolhimento introspetivo, alguma soturnidade sonora evidente, um piscar de olhos a uma típica folk que tão bem conhecemos, tudo isto faz parte da marca registada de Monday.

Arquente Associação Cultural

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

11 de setembro | 17h | Ruínas Romanas de Milreu

Amatores in Situ – O mundo antigo visto por aqueles que o amam – VI edição

Ciclo de palestras[1], onde especialistas e amadores se encontram e partilham as suas indagações e descobertas com a assistência, sublinhado o contributo da Antiguidade para o mundo contemporâneo. Os valores associados aos direitos humanos, igualdade e não discriminação encontram concretização filosófica e incentivo nos vestígios materiais e imateriais, legados até aos nossos dias.

Palestra de abertura: “Hospitalidade e suplicantes: alguns exemplos do respeito pelo outro”, por Leonor Santa Bárbara (DEP-NOVA de Lisboa FCSH e CHAM-NOVA/FCSH/UAç)

Cívis - Associação para o Aprofundamento da Cidadania / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

Inscrições através de: milreu@cultalg.gov.pt ou 962 045 652

 

 

12 de setembro | 18h30 | Fortaleza de Sagres

I See You

Projeto de circo contemporâneo que aborda temas da sensibilidade humana e igualdade de género, num cruzamento disciplinar entre a expressão acrobática e a psicologia humana. I See You é uma peça intima, onde a profundeza humana se pinta de humor e de imaginação.

Elenco: Berna Huidobro, Elisa Strabioli, Tim Belime e Thibaud Tevenet.

Teatro Experimental de Lagos

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

 

13 de setembro | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Dias d´as Virgens Negras – III edição - Ciclo de Artes plásticas e Música Histórica [2]

O termo Terra Nullius faz parte da argumentação jurídica que fundamenta as reivindicações de determinadas nações à posse de terras, consideradas “terras de ninguém”. Vemos que esta ideia é quase sempre uma forma de imposição, sob vários domínios, de um estado a populações que o ocupavam anteriormente. A ideia de que não existem “terras de ninguém”, mas sim Terra humanum - terras de todos os homens, nas quais os diferentes povos e culturas fazem brilhar as suas diferenças e a sua maneira única de entender o mundo - foi a matriz inspiradora do projeto.

14h30 – 15h30 | Drum Circle:  Cânticos da Virgem e da Terra (Oficina de cânticos e adufe)

17h | Concerto “Diálogo interculturas no Mediterrâneo Medieval”, pelo Ensemble Med

Com Daniela Tomaz na direção artística, flautas & adufe, Mariana Fabião na voz, Sérgio Calisto na viola d`amore a chiavi & moraharpa e Laurent Sauro na percussão histórica.

O Corvo e a Raposa Associação Cultural

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

 

20 de setembro | 18h | Fortaleza de Sagres

“Concertos ao Entardecer” apresenta MARINHO

As suas resoluções surgem na forma de canções indie folk, que ela – Filipa Marinho - escreveu e montou ao longo dos anos. Essas mesmas músicas foram coletadas no seu álbum de estreia, no outono de 2019. Em março de 2020, lançou o podcast Caça às Bruxas na Antena 3, dando mais destaque a mulheres compositoras.

ArQuente Associação Cultural

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

 

 

25 de setembro | 10h30 | Ruínas Romanas de Milreu | Jornadas Europeias do Património

Milreu – Encontro de povos, ideias e culturas [3]

O Mundo Romano trouxe uma nova dinâmica entre os povos da bacia do Mediterrâneo, através da deslocação de funcionários do Império, militares, mestres de diversos ofícios, artistas ou pessoas escravizadas. Neste conjunto de oficinas artísticas, o papel destes intervenientes na História e várias questões sociais serão colocadas à reflexão dos participantes, tendo como ambiente, o espaço de Milreu.

Oficina de Pintura a Fresco: “Trabalho no campo em Milreu - Séculos I e Século XX”

Coordenação: Susana Calado Martins. QRER – Cooperativa para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade

Projeto direcionado para os utentes da ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve.

 

25 de setembro | 10h30 | Castelo de Paderne | Jornadas Europeias do Património

Oficina das Igualdades em Paderne

Pretende-se convocar dois grupos de participantes locais (miúdos e graúdos) a descobrirem um trajeto que os conduzirá à exploração dos valores humanistas e à identificação do conceito de liberdade (religiosa, de expressão, ideológica). O ponto de partida será o património histórico associado ao castelo de Paderne e o filme e livro homónimo O Profeta, propondo-se como ponto de chegada a criação de um texto original elaborado pelos participantes.

10h30 - Visita orientada ao Castelo /Oficina de exploração histórica

21h – Sessão de cinema comunitária: visionamento do filme O Profeta, de Roger Allers e Gaëtan Brizzi (em Paderne)

Projeto concebido por Isa Catarina Mateus. Cineclube de Faro (Comissão de Formação)

Inscrições através de formacaoccf@gmail.com

 

26 de setembro | 10h às 18h | Monumentos Megalíticos de Alcalar | Jornadas Europeias do Património

Oficinas da Pré-História

Conjunto de 4 oficinas, no domínio da “Arqueologia Experimental”, da “Arte e Arqueologia” e animação pedagógica.

Oficina de talhe: Será proposto aos participantes que façam uma ponta de seta ou uma faca, partindo de uma lasca em sílex e utilizando percutores em haste de veado.

Oficina de placas de xisto: A atividade consiste em gravar uma placa de xisto recorrendo aos mesmos materiais que seriam utilizados durante a pré-história.

Oficina de barro:  A atividade consiste em demonstrar como se produzia o barro a partir da argila e posteriormente exemplificar diferentes técnicas de moldar com o objetivo de obter diversas tipologias de vasos cerâmicos ou replicar pequenas estatuetas em barro.

Oficina de Pintura Rupestre: A atividade consiste na reprodução de técnicas de pintura desenvolvidas durante a pré-história. Cada participante deverá produzir a sua própria pintura a partir das técnicas exemplificadas, utilizando os pigmentos naturais preparados.

Grupo de Amigos do Museu de Portimão / Museu Municipal de Portimão

Inscrições através de: oficinaeducativa@cm-portimao.pt e amigosdomuseudeportima@gmail.com

 

 

26 de setembro | 16h | Fortaleza de Sagres | Jornadas Europeias do Património

O Grande Embrulho (integrado no Festival Ventania)

Espetáculo interativo com uma forte mensagem ecológica ‘embrulhada’ em momentos de humor, surpresa e poesia, que reúne as linguagens de clown, dança, música e manipulação de objetos em torno de um cónico saco de papel. Proposta que assenta no princípio social de Ecologia, em que ter uma consciência ambiental é sinónimo de ter um espírito crítico e mobilizador. Criação e Interpretação de Thorsten Grütjen e Música de Gil Abrantes.

Teatro Experimental de Lagos

Projeto apoiado pelo programa 365 Algarve. Bilhetes através de www.ventania.bol.pt

 

 

26 de setembro | 17h   | Ruínas Romanas de Milreu | Jornadas Europeias do Património

Amatores in Situ – O mundo antigo visto por aqueles que o amam – VI edição

Ciclo de palestras[4], onde especialistas e amadores se encontram e partilham as suas indagações e descobertas com a assistência, sublinhado o contributo da Antiguidade para o mundo contemporâneo. Os valores associados aos direitos humanos, igualdade e não discriminação encontram concretização filosófica e incentivo nos vestígios materiais e imateriais, legados até aos nossos dias.

Palestra “Música e ocasiões musicais na cultura romana”, por Fuensanta Garrido Domené (Universidad de Córdoba)

Cívis - Associação para o Aprofundamento da Cidadania / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve

Inscrições através de: milreu@cultalg.gov.pt ou 962 045 652

 

 

 

27 de setembro | 18h | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Jornadas Europeias do Património

Laurinda não foi à Guerra

Espetáculo teatral que mostra a história de quatro icónicas mulheres (a mãe, a companheira, a amiga, a filha), que tomaram para si as mágoas de um povo massacrado por uma guerra longínqua, e que, à sua maneira, apanham os cacos e continuam com as suas vidas.  

Assumindo o valor pedagógico do teatro, esta é uma peça que nos leva a revisitar a espiral da História, sempre em evolução, de forma tentar ultrapassar antigas fraturas, e ao mesmo tempo, nos prepara para lidar com futuras crises.

Com Rui Jerónimo, António Gambóias, Ana Cristina Oliveira, Catarina Isa, Ana Isabel Batista, Inês Martins, Sérgio Mendes, Bruno Alexandre e Paulo Cabrira.

Associação Cultural Música XXI

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

 

 

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita*, mediante inscrição prévia (obrigatória).

 

 

* à exceção do projeto O Grande Embrulho, integrado no Festival Ventania (projeto apoiado pelo Programa 365 Algarve)



[1] O ciclo Amatores in Situ contempla ainda a realização de palestras nos dias 26 de setembro, 16 e 23 de outubro, 13 de novembro e 4 de dezembro

 

[2]  O ciclo Dias d´as Virgens Negras – III edição -  Ciclo de Artes plásticas e Música Histórica terá lugar também nos dias 23 e 25 de outubro

 

[3] Conjunto de oficinas artísticas direcionadas para a comunidade escolar e utentes da ASMAL

 

[4] O ciclo Amatores in Situ contempla ainda a realização de palestras nos dias 16 e 23 de outubro, 13 de novembro e 4 de dezembro