Dicionário da Geração Z: faça um «glow-up» ao seu inglês
O novo relatório Phrase-ology foi desenvolvido por especialistas externos que analisaram milhões de documentos online com o intuito de acompanhar o aparecimento e a frequência de expressões inglesas.
No âmbito do Dia Mundial das Competências dos Jovens 15 de julho, o British Council, organização do Reino Unido para as relações culturais e as oportunidades educativas apresenta Phrase-ology, uma coletânea de 100 expressões idiomáticas, provérbios e frases que revelam a evolução da língua inglesa e o papel desempenhado pelas diferentes gerações na sua formação. A investigação categoriza as frases em oito grupos, incluindo expressões exclusivas da Geração Z, que refletem a capacidade de se expressarem, a sua identidade e afirmação que caracterizam a geração com menos de 30 anos.
O mais recente relatório do British Council disponibiliza um recurso gratuito, para decifrar o que dizem as gerações mais novas. Dirigido pela especialista em linguística computacional, Dra. Barbara McGillivray, e pelo especialista em Processamento de Linguagem Natural, Lacopo Ghinassi, o estudo Phrase-ology analisou milhões de documentos online para monitorizar o aparecimento e a frequência das expressões utilizadas. O British Council selecionou uma lista final de 100 expressões, cada uma com uma história caricata.
“Este último relatório sobre a evolução da língua inglesa explora as frases que usamos para expressar ideias e partilhar experiências - demonstra a forma como o idioma é moldado por pessoas de todo o mundo e como continua a crescer e a adaptar-se”, afirma Mark Walker, Diretor de Inglês e Exames do British Council.
Dicionário da Geração Z: 11 frases em inglês para falar a língua deles
1. Main character energy. Descreve alguém com presença e confiança, alguém que atua como o protagonista do seu próprio filme. Celebra a autoconfiança, agir com intenção e romantizar a vida quotidiana. Por vezes, goza de forma divertida com o comportamento pela procura de atenção. Esta frase foi popularizada através das tendências do TikTok e das redes sociais.
2. To glow up. Representa uma transformação pessoal, em relação à aparência ou a objetivos pessoais. É uma grande tendência no TikTok e Instagram, muitas vezes utilizada para celebrar melhorias a nível pessoal, o progresso e transformações. Pode ser uma brincadeira com “grow up”, expressão também utilizada pelos Millennials.
3. Understood the assignment. Expressão ligada ao TikTok, popularizada na década de 2010, significa que alguém compreendeu a tarefa ou excedeu as expectativas.
4. Let them cook. Expressão utilizada de forma divertida significa “deixa-os fazer o que sabem” usada para encorajar, mostrar confiança nas suas competências, ou dar apoio para realizarem uma tarefa nova, sem interferências ou críticas. Foi popularizada pelos desportistas no Estados Unidos e pelo rapper Lil B.
5. To say less. Surgiu pela primeira vez na década de 2010, a expressão significa “percebi” ou “compreendo”. Acredita-se que surgiu do inglês afro americano e substitui o “não digas mais nada”. É uma expressão partilhada com as gerações mais velhas.
6. No cap. Utilizado pela primeira vez em 2011, um termo calão que significa “sem mentiras” ou “estou a falar a sério”, vem do inglês afro-americano em que “cap” significa exagero ou falsidade.
7. To spill the tea. Surgida na década de 2000, esta frase significa partilhar mexericos ou informações privilegiadas. Com raízes no inglês afro-americano, e na cultura LGBTQ+, ganhou popularidade com RuPaul's Drag Race.
8. To live rent free in someone’s head. Significa que se está a pensar muito em alguém ou alguma coisa – muitas vezes sem ser intencional. É uma expressão familiar também para a geração Millennial.
9. Ate and left no crumbs. Mencionada pela primeira vez em 2010, é uma expressão de calão que significa fazer alguma coisa sem erros. Começou nos salões de baile de Nova Iorque, no seio da cultura LGBTQ+ negra e latina.
10. To hit different. Referida pela primeira vez em 2019 para descrever alguma coisa que afeta de uma forma única. Tem origem na utilização metafórica de “hit” na cultura LGBTQ+. Também é utilizada, em menor grau, por adultos mais velhos.
11. YOLO / you only live once - Encoraja a correr riscos e a aproveitar o momento, YOLO tornou-se um slogan cultural popularizado pelo rapper e cantor Drake em 2011 - embora a própria frase date de 1800. Sendo uma filosofia com séculos de existência, continua a ter eco entre as gerações mais velhas, os Millennials e a Geração Z.
Por: Atrevia