Património histórico em requalificação, em destaque no dia da cidade de Loulé.

Inserido no programa de comemorações do 29º aniversário da elevação de Loulé a cidade, realizou-se ontem uma visita às obras de maior relevância em curso na cidade de Loulé.

Esta iniciativa pretende realçar a requalificação de património em adiantado estado de degradação, com um papel fundamental na história dos habitantes desta cidade.

Acompanharam a visita além da comunicação social, muitas pessoas interessadas em perceber qual o futuro de edificações tais como o Café Calcinha, os Banhos Islâmicos, o Solar da Música Nova, o Palácio Gama Lobos, o Pórtico do Largo da Graça e da Rua Cabeço do Mestre. O presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, realçou que o investimento nestas obras, é de fundamental importância para o concelho, já que o mesmo reverte numa maior atratividade para quem os visita, nunca descurando outros investimentos elementares como a manutenção da rede viária, o abastecimento de água e saneamento básico, a educação e cultura.

O Café Calcinha, será totalmente renovado seguindo as necessidades atuais e conta com um investimento de cerca de 125 mil euros. A previsão de reabertura é para maio deste ano.

O Solar da Música Nova, com obras com um valor estimado de mais de 2 milhões de euros, contará com um auditório para cerca de 120 pessoas, assim como salas de música e vários salões, onde o Conservatório de Música de Loulé, a Banda Filarmónica Artistas de Minerva terão o seu espaço.

O dia terminou com um espetáculo no Cine-Teatro Louletano que juntou em palco o pianista Mário Laginha com o fadista Camané.

 

Por: ND