Trata-se de um bem que é imprescindível para a SOBREVIVÊNCIA de qualquer espécie no Planeta, sem ela NÃO HÁ VIDA! É esta a simples e única razão que justifica todos os movimentos e motivações mundiais. Veja-se a tão recente e magnífica descoberta acerca da existência de água no planeta Marte, que num ápice de segundos se tornou a notícia do dia, e qui ça do ano, a nível mundial.
Apesar de no nosso planeta, haver uma imensidão de água, 71%, motivando o nome que é empregue à Terra de Planeta Azul, muitas vezes esquecemo-nos que dessa mancha liquida 97% de água é salgada. Apenas cerca de 3% é água doce, dos quais nem toda está acessível, estando divida pelas calotes polares, rios subterrâneos e lagos, dificultando a sua plena utilização.
Veja-se que atualmente já são muitos os países em que a escassez de água é uma realidade. De acordo com dados fornecidos pela FAO, em todo o mundo, o uso da água tem aumentado em mais de duas vezes a taxa de crescimento da população no último século. A Escassez crescente e competição por água são grandes ameaças para o futuro da segurança alimentar e alívio da pobreza, especialmente em áreas rurais. Até 2025, a expectativa é de que 1,8 bilhão de pessoas vivam em países ou regiões com escassez "absoluta" de água e dois terços da população mundial podem estar "sob condições de stress".
A nossa vizinha Espanha é um dos países que está incluído na listagem de 33 países que terão escassez de água já em 2040, de acordo com análise da organização sem fins lucrativos WRI. Esta listagem é encabeçada pelos seguintes 7 países: Bahrain, Kuwait, Qatar, San Marino, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Palestina.
Neste dia Nacional da Água, queremos reforçar a mensagem de que ter hábitos de poupança e dispositivos mais eficientes podem fazer uma enorme diferença na hora do desperdício e de maior eficiência na utilização da água nas nossas casas, contribuindo dessa forma para um planeta mais sustentável.
Cada um de nós deve tomar consciência daqueles que são os gestos e comportamentos diários que temos ao utilizar a água. Ao usar a água de forma eficiente, para além de reduzir os gastos do orçamento familiar, está a contribuir para ajudar o planeta, e todos aqueles que vivem com a problemática da escassez de água no seu dia-a-dia. Sendo no sector doméstico que se verificam os maiores “custos” do uso pouco eficiente da água, são de elevada importância todos os pequenos gestos de cada um de nós.
Também no Dia 1 de outubro, a Águas do Algarve quer contribuir para o reforço desta mensagem, pelo que convida a população em geral a visitar quer na Estação de Tratamento de Água de Tavira, quer na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almargem – Tavira, onde poderão ser observados todos os minuciosos procedimentos e etapas, pelos quais a preciosa água passa, antes de chegar ás nossas torneiras, bem como todo o processo a jusante do nosso “esgoto”, para que este precioso líquido possa ser devolvido á natureza nas melhores condições, protegendo o meio ambiente.
As visitas terão início às 15h00, terão a duração de cerca de 2.30 horas, e têm número limitado de participantes. As inscrições são obrigatórias.
Os interessados deverão enviar um email para os seguintes endereços:
Estação de Tratamento de Água de Tavira: susana.pereira@adp.pt
Estação de Tratamento de Águas Residuais de Almargem – Tavira – m.mortal@adp.pt