A DECO INFORMA…
A DECO analisou os sítios na internet de 5 companhias aéreas low cost e de 4 agências de viagem de venda online e concluiu que não é prestada qualquer informação ou é fornecida apenas informação muito incompleta ao consumidor sobre os seus direitos de passageiro aéreo, situação agravada pela fragilidade da maioria dos serviços de apoio ao cliente disponíveis.
A DECO verificou, também, através de um conjunto de simulações, a existência de disparidades entre o preço inicialmente anunciado/publicitado, em regra mais reduzido e por isso mais atractivo e o efectivamente cobrado, assim como informação pouco clara relativamente a todos os encargos existentes.
As agências de viagens EDreams e Rumbo são aquelas de cuja análise permitiu aferir que o preço por elas anunciado, é inferior ao efectivamente cobrado pelas próprias, bem como ao cobrado pela transportadora aérea em causa, induzindo-se assim o consumidor em erro, consubstanciando esta uma prática comercial desleal.
A DECO alertou as autoridades competentes e as duas agências de viagens para o incumprimento ou falta de rigor na prestação de informação e para a questão da transparência de preços.
A DECO manifesta a sua preocupação face à necessidade de apoiar medidas protectoras dos direitos dos consumidores passageiros aéreos, especialmente neste período de crise que se atravessa, em que decidir viajar pode trazer dissabores aos consumidores turistas.