Faltam 45 dias para o final de 2014.Este dia é dedicado a Santa Margarida, Rainha da Escócia, e a Santa Gertrudes, a Grande, Religiosa.Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 22, às 12:32.O Sol nasce às 07:20 e o ocaso regista-se às 17:23.No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 10:24 e 23:10, a baixa-mar, às 10:24 e 23:10.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o ator norte-americano Burgess Meredith (1909) e o dramaturgo, também norte-americano, George S. Kaufman (1889).Nesta data, em 1869, era inaugurado o Canal do Suez. Em 1918, era proclamada a República da Hungria. Em 1933, eram publicadas as bases orgânicas da Acção Católica Portuguesa e, no mesmo dia, os EUA estabeleciam relações diplomáticas com a União Soviética. Em 1943, morria, num desastre de viação, o ministro português das Obras Públicas Duarte Pacheco Pereira.
Em 1945, era constituída a UNESCO, organismo da ONU para a ciência e cultura. Em 1949, morria, em Coimbra, o poeta António Aleixo. Em 1959, estreava-se, na Broadway, o musical de Rodgers e Hammerstein, "Música no Coração".
Em 1964, o Comité de Libertação da OUA reconhecia o MPLA a decidia apoiar o movimento. Em 1973, a Assembleia-geral da ONU convidava a recém-formada República da Guiné-Bissau para participar na III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Em 1982, o vaivém espacial norte-americano Columbia, com a primeira tripulação de quatro elementos, aterrava na base aérea de Edwards, na Califórnia. Em 1983, morria a escritora brasileira Janete Clair, autora de algumas das mais populares telenovelas de então.Em 1985, era inaugurado o laboratório de fecundação “in vitro” e transferência de embriões do hospital da Universidade de Coimbra. Em 1986, os resultados das primeiras eleições nacionais livres em mais de 25 anos, no Brasil, confirmavam a vitória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de José Sarney. No ano seguinte, a Comissão de Sistematização da Assembleia Constituinte Brasileira aprovava a emenda que reduziu para quatro anos o mandato presidencial.Em 1988, o Partido Popular Paquistanês, liderado por Benazir Bhuto, 35 anos, vencia as eleições no país. Em 1989, Portugal assumia, pela primeira vez, a presidência do Conselho da Europa. Em 1991, diplomatas de seis países encontravam-se em Díli para analisar a situação em Timor-Leste, na sequência do massacre do dia 12 no cemitério de Santa Cruz.Em 1993, António Champalimaud readquiria, por 185 milhões de euros (37 milhões de contos), 80 por cento do banco Pinto & Sotto Mayor. Em 1997, o governo chinês libertava Wei Jingsheng, o mais conhecido preso político da China. Em 1999, Ana Vidigal recebia o Prémio Maluda de Pintura.Em 2000, o presidente dos EUA, Bill Clinton, visitava o Vietname.
Em 2001, no decurso de um bombardeamento norte-americano a sul de Cabul, morria Mohammad Atef, o número três da Al-Qaida. Em 2002, o primeiro fuel óleo, derramado pelo petroleiro Prestige, chegava à costa da Galiza.
Em 2003, era inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto. No mesmo dia, as eleições gerais na Catalunha, em Espanha, davam a vitória à coligação de esquerda Convergència I Unió.
Em 2004, tomavam posse os governos regionais da Madeira e dos Açores. E Condoleezza Rice, conselheira nacional de Segurança dos EUA, sucedia a Colin Powell como secretária de Estado da Presidência de George W.Bush. No mesmo dia, os jornalistas Luís Marinho e José Alberto Carvalho eram nomeados diretor e diretor-adjunto de Informação da RTP, respetivamente.
Em 2005, a escritora Lídia Jorge vencia o prémio do público do 18.º Salão de Literatura Europeia de Cognac, em França. O Governo britânico admitia o início da retirada do Iraque, para final de 2006. E morria Henry Taube, 89 anos, cientista canadiano, Prémio Nobel da Química em 1983.
Em 2006, o governo aprovava a versão final de revisão do Código do Processo Penal. Era aprovada a Estratégia Nacional para o Mar e o Governo aprovava na generalidade a proposta de lei da televisão. O Parlamento Europeu aprovava o novo acordo de pescas entre a União Europeia e a Mauritânia, enquanto Portugal era reeleito para o Conselho da União Internacional das Telecomunicações. O Papa Bento XVI e a Cúria Romana reafirmavam os valores do celibato para os padres, rejeitando qualquer possibilidade de ordenação ou readmissão de sacerdotes casados. O governo do Zimbabué disponibilizava indemnizações a mais de um milhar de fazendeiros brancos por lhes terem sido retiradas as terras durante o processo de reforma agrária, iniciado em 2000, enquanto um juiz de Montevideu ordenava a prisão do antigo ditador uruguaio Juan Maria Bordaberry e do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do regime militar Juan Carlos Blanco, para serem julgados pelo assassínio de opositores em 1976. O Prémio Rómulo de Carvalho era atribuído ao professor catedrático Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra. Morria Milton Friedman, 94 anos, economista e escritor norte-americano, Nobel da Economia, mentor da Escola de Chicago, referência das políticas de desregulamentação, autor de “História Monetária dos Estados Unidos”, sobre a grande crise de 1929.
Em 2007, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebia o Prémio Internacional Conde de Barcelona, numa cerimónia presidida pelo rei Juan Carlos de Espanha, no Mosteiro Real de Santa Clara de Pedralbes na capital da Catalunha.
Em 2008, o Governo iraquiano aprovava um acordo de segurança com os Estados Unidos que previa a retirada total das tropas norte-americanas do Iraque no fim de 2011.
Em 2009, a portuguesa Maria Conceição, comissária de bordo, há seis anos a morar no Dubai, era eleita a Mulher do Ano pela revista Emirates Woman (Mulher dos Emirados) pela criação do Projeto Dhaka, em 2005, programa que pretendia "quebrar o ciclo de pobreza" na subdivisão administrativa do Bangladesh. Morria Edward Woodward, ator britânico de teatro, cinema e televisão, protagonista de "Callan" e de "The Equalizer", 70 anos.
Em 2010, a Irlanda era forçada a negociar ajuda externa com a Comissão Europeia.
Em 2011, milhares de manifestantes invadiam o edifício do parlamento na capital do Kuwait, depois das forças de segurança terem reprimido uma manifestação que reclamava a demissão do primeiro-ministro. António Borges, diretor para a Europa do Fundo Monetário Internacional, demitia-se do cargo por motivos pessoais, informava a instituição, em comunicado. A 'troika' dava parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal. A Audiência Nacional de Madrid condenava a 60 anos de prisão o ex-chefe militar da ETA Francisco Garcia Gaztelu, conhecido como "Txapote", pelo assassínio em 2001 do vereador José Javeri Múgica. O presidente do Banco Espírito Santo Angola era constituído arguido num processo em que era participante o Estado angolano, depois de ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal.
Em 2012, ventos fortes atingiam os concelhos de Lagoa e Silves, no Algarve, causando inúmeros estragos materiais e vários feridos.
Lusa/Fim.