Hoje é sábado, 13 de setembro, ducentésimo quinquagésimo sexto dia do ano e Dia Mundial da Sépsis. Faltam 109 dias para o final de 2014.

Este dia é dedicado a São João Crisóstomo, Bispo, Doutor da Igreja, e a Santo Amado, Eremita.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 16, às 03:05.

O Sol nasce às 07:16 e o ocaso regista-se às 19:48.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:54 e 19:17, a baixa-mar, às 00:19 e 12:40.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem, destacando-se a pianista e compositora alemã Clara Schumann (1819), o bacteriologista norte-americano Walter Reed (1851), o compositor austríaco Arnold Schonberg (1874), o escritor Sherwood Anderson (1876), o escritor português Aquilino Ribeiro (1885), o dramaturgo e romancista JB Priestley (1894), a atriz Claudette Colbert (1903), o escritor Roald Dahl (1916) e o compositor Maurice Jarre (1924).

Nesta data, em 1788, o Congresso dos EUA elegia Nova Iorque capital federal e marcava a data para as primeiras eleições presidenciais americanas. Em 1877, morria o escritor e historiador português Alexandre Herculano. E, em 1910, desaparecia Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna.

Em 1917, ocorria a quinta aparição de Fátima. Em 1940, na II Guerra Mundial, bombas alemãs atingiam o Palácio de Buckingham. Em 1968, a Checoslováquia impunha censura à imprensa, sob pressão das forças soviéticas ocupantes.

Em 1988, o líder da OLP Yasser Arafat visitava o Parlamento Europeu. No seguinte, 1989, decorria a maior marcha anti-apartheid na África do Sul, liderada por Desmond Tutu. Em 1991, era inaugurado o último troço (86 Km, na zona de Leiria) da autoestrada Lisboa-Porto, iniciada 30 anos antes. Na mesma data, era posto em liberdade o mais antigo preso político marroquino, Abraham Serfaty.

Em 1992, as autoridades peruanas prendiam Abinael Guzman, fundador e dirigente do movimento de guerrilha Sendero Luminoso, responsável por milhares de assassínios no Peru. Em 1993, o dirigente israelita Yitzhak Rabin e o líder da Organização de Libertação da Palestina Yasser Arafat assinavam o tratado de paz para o Médio Oriente, na Casa Branca, em Washington, na presença de Bill Clinton e dos ex-presidentes George Bush e James Carter.

Em 1994, encerrava, no Cairo, a conferência da ONU sobre População e Desenvolvimento, com a aprovação por unanimidade do Programa de Acção das Nações Unidas para travar o crescimento da população nos próximos vinte anos.

Em 2000, "Quatro Caprichos", de António Franco Alexandre, vencia o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Em 2001, o FBI identificava um grupo de 50 pessoas, que teriam colaborado nos atentados terroristas de dia 11 contra os EUA.

Em 2002, o Pentágono tornava públicas as suspeitas sobre a posse, pelo Iraque, de laboratórios móveis para a produção de armas biológicas ou químicas. Em 2003, os incêndios florestais regressavam ao território português. Monchique ficava cercada pelas chamas e a população era evacuada.

Em 2004, acabava o serviço militar obrigatório, dois meses antes do previsto, por despacho do chefe do Estado-maior do Exército. E o Conselho Superior da Magistratura abria um inquérito ao antigo diretor nacional da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, pelo “caso das cassetes”, sobre o processo Casa Pia.

Em 2005, a Assembleia-geral da ONU aprovava a proposta de reforma das Nações Unidas. Em 2006, os três canais portugueses de televisão com sinal aberto, RTP, SIC e TVI, assinavam um acordo de autorregulação sobre áreas da programação, enquanto a Universidade do Minho era galardoada com o prémio IBM Shared University Research Award pelo projeto de gestão de fogos florestais em tempo real.

Em 2007, Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, era recebido em audiência durante quase uma hora pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Mais tarde, o líder espiritual tibetano defendeu a autonomia do Tibete numa audiência na Assembleia da República com representantes de todos os partidos, onde falou também da harmonia religiosa e dos valores humanistas. O Governo aprovava o novo quadro de financiamento do sistema de Segurança Social, em que estabelece que será o Orçamento de Estado a suportar totalmente despesas com prestações familiares, subsídio de desemprego ou pensões antecipadas

Em 2008, Portugal e Venezuela assinavam nove novos acordos de cooperação bilateral que iriam permitir a ambos os países avançar com projetos nos setores elétrico, agroalimentar e da habitação. O atleta português Luís Gonçalves passava de medalha de bronze a medalha de prata na prova dos 400 metros T12 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos Pequim2008, após a desqualificação do atleta chinês Li Yansong.

Em 2009, morria Norman Borlaug, cientista norte-americano, Nobel da Paz em 1970, conhecido como o pai da "revolução verde", 95 anos.

Em 2011, Henrique Sotero, conhecido como “violador de Telheiras” era condenado à pena máxima de prisão (25 anos de prisão). O tribunal dava como provado que Henrique Sotero cometeu 71 crimes, contra 16 vítimas, 14 raparigas e dois homens, condenando ainda o arguido ao pagamento de indemnizações entre os 20 e os 35 mil euros. O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueava a segunda parcela do resgate a Portugal, de 3,98 mil milhões de euros, elevando os fundos atribuídos a Lisboa para um total de 10,43 mil milhões de euros. Morria Richard Hamilton, artista plástico britânico considerado um dos nomes pioneiros da pop art, aos 89 anos.

Em 2013, morria Luiz Gushiken, ex-deputado e ex-ministro brasileiro, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, aos 63 anos, num hospital de São Paulo.

 

Lusa/Fim.