Este dia é dedicado a São Pedro Claver, apóstolo dos Negros, e ao Beato Tiago Laval, Religioso.
Nos céus, é Lua Cheia, às 02:38.
O Sol nasce às 07:13 e o ocaso regista-se às 19:55.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:03 e 16:23, a baixa-mar, às 09:48 e 22:15.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem, destacando-se o Cardeal Richelieu (1585), o almirante holandês Cornelius Van Tromp (1629), o escritor russo Leon Tolstoi (1828), o cineasta Max Reinhardt (1873), o escritor, poeta e tradutor italiano Cesare Pavese, o ator Cliff Robertson (1925) e o músico norte-americano Otis Redding (1941).
Nesta data, em 1829 aparecia, em Londres, o primeiro número do Chaveco Liberal", periódico fundado por exilados liberais portugueses, entre eles Almeida Garrett e Ferreira Borges. Em 1836, rebentava em Lisboa a chamada "Revolta Setembrista". Em 1948, era proclamada a República Democrática da Coreia ou Coreia do Norte. Em 1962 morria o escritor alemão Hermann Hesse.
Em 1973 reuniam-se, num monte alentejano, 136 oficiais das Forças Armadas portuguesas. Começava o caminho irreversível do Movimento dos Capitães, a pouco mais de sete meses do dia 25 de abril de 1974. Em 1985, um incêndio junto à aldeia de Lumiares, em Viseu, tirava a vida a 14 bombeiros voluntários de Armamar.
Em 1986, começava, em Pequim, a segunda fase das conversações luso-chinesas sobre Macau. Em 1992, chegava a Lisboa um grupo de refugiados bósnios muçulmanos, da ex-Jugoslávia, cumprindo-se a primeira etapa da "Missão Crescer em Esperança" do Fórum Estudante. Em 1996, o chefe militar da Unita, general Bem Bem, chegava a Luanda para integrar as Forças Armadas de Angola.
Em 1999, em pleno clima de violência em Timor-Leste, as forças da UNAMET retiravam-se de Díli. Em 2002, numa gravação sonora apresentada pela cadeia de televisão árabe Al Jazira, Usama bin Laden reivindicava os atentados de 11 de setembro de 2001.
Em 2003, o engenheiro português Joaquim Sarmento recebia o Prémio Europeu Leonardo da Vinci, a mais alta distinção da Sociedade Europeia para a Formação de Engenheiros.
Em 2004, a escritora Agustina Bessa-Luís recebia o Prémio Camões. E o resultado do inquérito ao acidente na refinaria de Matosinhos, no final de julho, responsabilizava a Galp.
Em 2005, a colisão entre três comboios na linha número um do metropolitano de Valência, Espanha, causava 40 feridos.Em 2006, uma tromba de água abatia-se sobre Freixo de Espada à Cinta, durante duas horas. O semanário Expresso sofria uma renovação, enquanto o Leão de Ouro do 63º Festival de Veneza era atribuído ao filme "Sanxia Haoren", do chinês Jia Zhangke. Morria Hilda Bernstein, 91 anos, escritora e ativista sul-africana, autarca eleita pelas listas de esquerda para o município de Joanesburgo anos de 1940, opositora ao regime de apartheid.
Em 2007, pela primeira vez na história do Estado judaico, a polícia israelita detinha um bando neonazi de jovens imigrantes da ex-União Soviética, acusados de ataques a dezenas de pessoas e de pintarem suásticas em sinagogas. Morria o jornalista Nuno Castro Ferreira, de 39 anos, no Porto, vítima de doença súbita.
Em 2008, um homem de 31 anos era baleado dentro da esquadra da PSP de Portimão ao final da manhã, quando estava a apresentar queixa naquela polícia. Os cientistas Jeremy Nathans e King-Wai, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, recebiam o prémio António Champalimaud de Visão 2008, por terem conseguido "descobertas fundamentais nos mecanismos de funcionamento da visão". Portugal conquistava as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia (BC1) e António Marques a ficar com a medalha de prata. O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu o cancro e estabeleceu um recorde de sete vitórias consecutivas na Volta a França (1999-2005), anunciava que ia voltar a competir e queria vencer um oitavo “Tour”. Era criada a Associação Meninos do Mundo, associação que visa promover o conhecimento da adoção internacional em Portugal e no estrangeiro.
Em 2009, era criada a Vitapress, cooperativa encarregue do licenciamento e gestão integrada dos direitos de autor, e que junta vários grupos de comunicação social. O arquiteto português Eduardo Souto Moura era distinguido com o Prémio Internacional de Arquitetura 2009, atribuído pelo "The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design", pelo projeto do Centro de Arte Contemporânea Graças Morais de Bragança. O Uruguai era o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal. Os Estados Unidos da América, Reino Unido, Chipre, Japão e Singapura assinavam a "Declaração de Nova Iorque" para o combate à pirataria nas costas da Somália, que punha em risco uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. Morria Antonina Mascarenhas Monteiro, mulher do antigo Presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, 83 anos.
Em 2011, os delegados ao XVIII Congresso Nacional do PS elegiam por larga maioria a ex-ministra Maria de Belém para o cargo de presidente do partido substituindo Almeida Santos, que ocupava este lugar desde 1992. Jorge Carlos Fonseca tomava posse como novo Presidente de Cabo Verde. Morria Vo Chi Cong, ex-presidente do Vietname e cofundador da Frente de Libertação do Vietname do Sul, aos 99 anos, de doença prolongada.
Em 2013, morria Alberto Bevilacqua, escritor e cineasta italiano autor de numerosos romances, poemas e filmes, aos 79 anos, em Roma, devido a problemas cardíacos pelos quais estava hospitalizado desde outubro.
Principais acontecimentos verificados no dia 09 de setembro:
1438 - D. Duarte morre, em Tomar. Sobe ao trono Afonso V.
1776 - O Congresso Continental norte-americano aprova a designação Estados Unidos da América.
1828 - Nasce o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".
1829 - Aparece em Londres o primeiro número do Chaveco Liberal, periódico fundado pelos refugiados portugueses Almeida Garrett e Ferreira Borges.
1836 - Rebenta a Revolta Setembrista.
1867 - Independência do Luxemburgo.
1901 - Morre o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec.
1908 - Nasce o escritor italiano Cesare Pavese, autor de "O Camarada" e "Noites de Festa".
1944 – Sobe ao poder o Partido Comunista da Bulgária, com o apoio do exército da URSS.
1948 – Fundação da Coreia do Norte.
1956 – Primeira aparição televisiva do norte-americano Elvis Presley, no Ed Sullivan Show.
1962 – Morre o escritor alemão Hermann Hesse, autor de “O Jogo das Contas de Vidro” e “O Lobo das Estepes”.
1964 - Paulo VI assina a encíclica "Ecclesiam Suam", a primeira do pontificado.
1969 - Morre o cientista britânico Cecil Frank Powell, Nobel da Física de 1950.
1971 – Motim da prisão de Attica, em Nova Iorque, pela melhoria das condições de encarceramento, causa nove mortos entre os 39 reféns.
1973 - 25 de Abril. Reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, Alcáçovas, marca o início do Movimento das Forças Armadas.
- Guerra Colonial. A Assembleia Geral da ONU aprova a Resolução 3061 que declara ilegal a presença de tropas portuguesas nos territórios da Guiné, Angola e Moçambique.
1976 - Morre o presidente do Partido Comunista da China Mao Tse-Tung, 81 anos.
1982 - Entra em vigor o novo Código Penal.
1985 - O incêndio na serra de Lumiares, em Viseu, causa a morte a 14 bombeiros voluntários de Armamar.
1986 - Começa, em Pequim, a segunda fase das conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.
- É encontrado morto, nos arredores de Santiago do Chile, o jornalista José Carrasco, dois dias depois de ter sido preso pela polícia política de Pinochet.
1994 - O escritor espanhol Camilo José Cela é condecorado pela Unesco com a Medalha de Ouro Picasso.
1996 - O chefe militar da Unita, general Ben Ben, e outros quatro oficiais de Jonas Savimbi, chegam a Luanda para integrarem as Forças Armadas de Angola.
- A Croácia e a Jugoslávia estabelecem relações diplomáticas, depois de cinco anos de guerra.
1999 - As forças da UNAMET retiram de Díli, com o grupo de observadores portugueses, perante a violência das milícias em Timor-Leste.
2002 - Osama bin Laden reivindica os atentados de 11 de setembro de 2001.
2003 - O engenheiro português Joaquim Sarmento recebe o Prémio Europeu Leonardo da Vinci, a distinção da Sociedade Europeia de Engenharia.
- Morre o investigador Edward Teller 99 anos, membro da equipa que desenhou a bomba atómica.
2004 – Atentado no centro de Jacarta, Indonésia, atribuído à Al-Qaida, causa a morte de dez pessoas e cerca de 200 feridos.
- Agustina Bessa-Luís recebe o Prémio Camões.
- Morre Frank Thomas, 92 anos, animador dos estúdios Walt Disney, criador de "Bambi".
2005 – Colisão entre três comboios na linha número um do metropolitano de Valência, Espanha, causa 40 feridos.
2006 - Renovação do semanário Expresso.
- Morre Hilda Bernstein, 91 anos, escritora e ativista sul-africana, autarca eleita pelas listas de esquerda para o município de Joanesburgo anos de 1940, opositora ao regime de apartheid.
2007 - Pela primeira vez na história do Estado judaico, a polícia israelita detém um bando neonazi de jovens imigrantes da ex-União Soviética, acusados de ataques a dezenas de pessoas e de pintarem suásticas em sinagogas.
- Seis milhões de eleitores guatemaltecos vão às urnas para escolher o Presidente e Vice-Presidente da República, 322 presidentes de câmara e 158 deputados, após uma campanha eleitoral marcada pelo assassínio de meia centena de militantes partidários e candidatos. O social-democrata Alvaro Colom e o conservador Otto Pérez passam à segunda volta das presidenciais guatemaltecas.
2008 - Um homem de 31 anos é baleado dentro da esquadra da PSP de Portimão ao final da manhã, quando estava a apresentar queixa naquela polícia.
- Os cientistas Jeremy Nathans e King-Wai, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, recebem o prémio António Champalimaud de Visão 2008, por terem conseguido "descobertas fundamentais nos mecanismos de funcionamento da visão".
- Portugal conquista as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia (BC1) e António Marques a ficar com a medalha de prata.
- O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu o cancro e estabeleceu um recorde de sete vitórias consecutivas na Volta a França (1999-2005), anuncia que vai voltar a competir e quer vencer um oitavo “Tour”.
- É criada a Associação Meninos do Mundo, associação que visa promover o conhecimento da adoção internacional em Portugal e no estrangeiro.
2009 - É criada a Vitapress, cooperativa encarregue do licenciamento e gestão integrada dos direitos de autor, e que junta vários grupos de comunicação social.- O arquiteto português Eduardo Souto Moura é distinguido com o Prémio Internacional de Arquitetura 2009, atribuído pelo "The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design", pelo projeto do Centro de Arte Contemporânea Graças Morais de Bragança.- O Uruguai é o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal.- Os Estados Unidos da América, Reino Unido, Chipre, Japão e Singapura assinam a "Declaração de Nova Iorque" para o combate à pirataria nas costas da Somália, que põe em risco uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.
- Morre Antonina Mascarenhas Monteiro, mulher do antigo Presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, 83 anos.
2011 - Os delegados ao XVIII Congresso Nacional do PS elegem por larga maioria a ex-ministra Maria de Belém para o cargo de presidente do partido substituindo Almeida Santos, que ocupava este lugar desde 1992.
- Jorge Carlos Fonseca toma posse como novo Presidente de Cabo Verde.
- Morre Vo Chi Cong, ex-presidente do Vietname e cofundador da Frente de Libertação do Vietname do Sul, aos 99 anos, de doença prolongada.
2013 – Morre Alberto Bevilacqua, escritor e cineasta italiano autor de numerosos romances, poemas e filmes, aos 79 anos, em Roma, devido a problemas cardíacos pelos quais estava hospitalizado desde outubro.
Este é o ducentésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 113 dias para o termo de 2014.
Pensamento do dia: "O ódio faz sofrer. Vencer o ódio é dar um passo no conhecimento". Cesare Pavese (1908-50), escritor italiano.
Lusa/Fim.