Este dia é dedicado ao Beato Vicente de Santo António, mártir.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase plena. Lua Cheia, dia 09, às 02:38.
O Sol nasce às 07:11 e o ocaso regista-se às 19:58.
No porto de Lisboa, a praia-mar verifica-se às 02:25 e 14:47, a baixa-mar, às 08:13 e 20:44.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem, destacando-se D. Sancho II (1209), a Isabel I de Inglaterra (1533), o escritor norte-americano James Fenimore Cooper (1789), o poeta português Camilo Pessanha (1867), a poetisa inglesa Edith Sitwell (1887) e o cineasta Elia Kazan (1909). Neste dia, em 1962, morria a escritora dinamarquesa Karen Blixen e, em 1997, o ditador zairense Mobutu Sese Seko.
Nesta data, em 1540, Faro, no Algarve, era elevada a cidade por D. João III. Em 1750, D. José I era aclamado rei de Portugal. Em 1822, D. Pedro proclamava a independência do Brasil.
Em 1974, Portugal e a Frelimo assinavam o Acordo de Lusaka, que previa a independência de Moçambique. Em 1985, morria o professor Rodney Porter, Prémio Nobel da Medicina em 1972.
Em 1986, o arcebispado sul-africano era ocupado, pela primeira vez, por um negro, o bispo Desmond Tutu, passando a liderar dois milhões de anglicanos do país. Em 1989, o Partido Nacional, no poder na África do Sul, mantinha a maioria, após as eleições realizadas na véspera, apesar dos seus piores resultados em 41 anos.
Em 1992, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e o dirigente da Unita, Joanas Savimbi, chegavam a acordo sobre o governo de unidade nacional. Em 1993, o Presidente da República Portuguesa Mário Soares recebia, em Mérida, em Espanha, a Medalha da Estremadura e o PrémioCaravela de Oiro, atribuídos pela Associação de Correspondentes da Imprensa Ibero-Americana.
Em 1994, as forças armadas dos EUA fechavam o quartel-general em Berlim, terminando a presença militar dos aliados na Alemanha, iniciada após a II Guerra Mundial.
Em 1999, Xanana Gusmão, líder histórico da resistência timorense, era libertado da prisão na Indonésia, ficando sob a proteção da embaixada britânica em Jacarta, Indonésia. No mesmo dia, realizava-se a primeira reunião do Parlamento alemão, no Bundestag. O edifício fora destruído às ordens de Hitler, em 1993.
Em 2001, era lançado em Portugal o filme de Manoel de Oliveira, "Vou para Casa", com Michel Piccoli. Em 2002, Álvaro Cunhal apresentava a sua tradução do clássico de Shakespeare, "O Rei Lear", feita na penitenciária de Lisboa, quando se encontrava preso pela PIDE. Nos EUA, George W.Bush e Tony Blair definiam estratégia de guerra contra o Iraque, na residência presidencial de Camp David.
Em 2003, a passagem de peões junto ao Palácio de Queluz, no IC19, nos arredores de Lisboa, desabava sobre dois automóveis, provocando quatro feridos. No mesmo dia, morria o repórter fotográfico Luís d'Orey, 46 anos, quadro do DN, antigo elemento da equipa do Público.
Em 2004, o Tribunal Administrativo de Coimbra confirmava a recusa de entrada do barco Born Diep em águas portuguesas, indeferindo o pedido de anulação da decisão do Governo, apresentado pelos organizadores da iniciativa.
Em 2005, investigadores portugueses lançavam o sistema de interpretação de imagens de satélite dos oceanos, permitindo ampliar estudos de zonas costeiras e de controlo de qualidade da água. No Egipto, as primeiras eleições presidenciais em 24 anos confirmavam o poder de Hosni Mubarak.
Em 2006, entrava em vigor a última Lei do Arrendamento Urbano, enquanto eram aprovadas as propostas de Código do Processo Penal e do modelo do novo Cartão de Cidadão. Morria D. Alberto Setele, 71 anos, bispo de Inhambane, em Moçambique.
Em 2007, o partido nacionalista Istiqlal era o vencedor das eleições legislativas em Marrocos, obtendo um total de 52 dos 325 lugares da Câmara de Representantes. O chefe da Al-Qaida, Usama bin Laden, aparecia, pela primeira vez desde há três anos, num vídeo divulgado pela cadeia de televisão do Qatar al-Jazira e no qual afirmava que "a América está fraca apesar da seu poderio aparente". Após muitas horas de interrogatório na Polícia Judiciária de Portimão, Kate McCann era constituída arguida no caso do desaparecimento da filha Madeleine.
Em 2008, o governo norte-americano assumia o controlo das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontravam à beira da falência, devido à crise do 'subprime'. Morria Anita Page, a atriz da Metro-Goldwyn-Mayer que fez vários filmes com Lon Chaney, Joan Crawford e Buster Keaton durante a transição do cinema mudo para o falado, aos 98 anos.
Em 2009, Domingos Lopes, ex-membro do Comité Central do PCP, abandonava o partido, justificando a sua saída com questões políticas e ideológicas. Numa carta endereçada à direção, o ex-militante comunista fazia duras críticas ideológicas e políticas ao partido. A jornalista sudanesa Lubna Ahmed al-Hussein era condenada a pagar uma multa de 140 euros por vestir calças e presa por se ter negado a pagar a quantia.
Em 2012, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciava mais um pacote de medidas de austeridade, que incluíam a subida de impostos, como o aumento das contribuições dos trabalhadores para a segurança social, de 11% para 18%, e a descida das contribuições das empresas (Taxa Social Única). Partidos da oposição, confederações sindicais e patronais criticavam violentamente a medida. José Eduardo dos Santos era proclamado em Luanda como Presidente eleito de Angola nas eleições gerais de 31 de agosto, numa declaração lida pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral angolana. Morria Aguiar dos Santos, jornalista angolano que colaborou para alguns jornais portugueses, aos 57 anos, em Luanda, Angola, depois de um longo período de doença.
Em 2013, a cidade de Tóquio era escolhida para acolher os Jogos da XXXII Olimpíada, em 2020, durante a 125.ª sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), em Buenos Aires.
Por: Lusa