O sol nasce às 07:53 e o ocaso regista-se às 17:41.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:49 e 21:29 e a baixa-mar às 02:06 e 14:44.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o físico alemão Leonhard Fuchs (1501), o estadista e inventor norte-americano Benjamin Franklin (1727), o escritor russo Anton Tchekov (1860), o compositor Jean Barraqué (1928), o ator James Earl Jones (1931), a cantora francesa Françoise Hardy (1964) e o ator canadiano Jim Carrey (1962).Nesta data, em 1471, os navegadores João de Santarém e Pedro Escobar descobriam a ilha do Príncipe. Em 1917, os EUA compravam as Ilhas Virgens à Dinamarca.Em 1921, os jornalistas portugueses entravem em greve pela primeira vez. Em 1934, o sargento Fulgêncio Batista tomava o poder em Cuba. Em 1945 nascia Elis Regina, em Porto Alegre, Brasil.
Em 1961, era assassinado Patrice Lumumba, o primeiro chefe de governo congolês.
Em 1983, morria o pintor e poeta Júlio Pereira (Júlio), irmão do escritor José Régio. Em 1985, delegações turcas e cipriotas reuniam-se na sede das Nações Unidas para finalizar o acordo sobre a questão de Chipre. Em 1986, Espanha e Israel estabeleciam relações diplomáticas.Em 1991, começava a Guerra do Golfo. Em 1994, o antigo secretário de Estado Costa Freire era condenado a sete anos de prisão, no processo-crime do Ministério da Saúde. Na mesma data a cidade de Los Angeles, nos EUA, era abalada por um sismo de grau 6,6 na escala de Richter.
Em 1995, morria Miguel Torga, 88 anos, pseudónimo do médico Adolfo Correia da Rocha, expoente da Literatura portuguesa. No mesmo dia, um sismo de intensidade 7,2 na escala de Richter destruía a cidade japonesa de Kobe.Em 1996, o Parlamento Europeu atribuía o Prémio Sakharov dos Direitos Humanos à antiga deputada turca Leyla Zana, detida numa prisão de Ancara. Em 1997, o número 3 da ETA, Luís Urrusolo Sistiaga, era preso perto de Bordéus, França. Em 2000, o presidente eleito do Chile, Ricardo Lagos, garantia que a justiça chilena podia julgar Augusto Pinochet, pelos crimes cometidos durante a ditadura.Em 2002, morria o escritor galego Camilo José Cela, 85 anos, Prémio Nobel da Literatura. Em 2004, o Governo português apresentava a proposta de Mecenato Científico. Em 2005, o primeiro-ministro israelita Ariel Sharon recuava na orientação que dera ao Exército para esmagar a revolta na Faixa de Gaza.
Em 2006, o Prémio de Pintura e Escultura Artur Bual era concedido a Andreia Raquel Freitas Marques. E o Prémio Mobilidade da Ordem dos Arquitectos distinguia o projeto para transporte de idosos e deficientes, de Maria Alexandra Nunes e Sílvia Sofia Soares.Em 2007, entrava em vigor a nova Lei de Bases da Segurança Social que previa a introdução de um fator de sustentabilidade ligando a esperança média de vida ao cálculo das pensões.
Era publicado em Diário da República o decreto-lei que cria a Informação Empresarial Simplificada - IES, uma medida do Simplex, promovida pelo Ministério da Justiça. Morriam Art Buchwald, 81 anos, colunista satírico norte-americano, Prémio Pulitzer 1982; e André Ramseyer, 92 anos, escultor suíço.
Em 2008, o Governo aprovava um decreto que permite a transferência a custo zero para as câmaras municipais dos terrenos desafetados às administrações portuárias - reivindicação que tinha sido sobretudo feita pela autarquia de Lisboa. Cientistas norte-americanos conseguiam produzir o primeiro embrião humano clonado a partir de células humanas adultas, segundo uma pesquisa publicada no jornal "Stem Cells". O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa, Vítor Pereira, era eleito por unanimidade presidente do Comité de Arbitragem da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional, que tem como diretor-geral o português Emanuel Medeiros. Morria o irreverente Bobby Fischer, figura lendária do xadrez mundial, aos 64 anos, em Reiquiavique, onde vivia desde março de 2005, escapando à justiça dos Estados Unidos.
Em 2011, o romancista francês, Jean Dutourd, morria aos 91 anos, na sua casa em Paris.
Em 2012, morria João Teotónio Pereira, chefe de gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, aos 51 anos, vítima de ataque cardíaco. Johnny Otis, músico norte-americano e figura fulcral da passagem do rhythm & blues para o rock’n’roll, morria, aos 90 anos, na sua casa em Los Angeles, Estados Unidos.
Em 2014, era aprovada a proposta de um referendo sobre coadoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo, com votos a favor do PSD. A vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Teresa Leal Coelho, apresentava a sua demissão do cargo. Morria José Terra, poeta pseudónimo de José Fernandes da Silva, aos 83 anos, em Paris. Morria Faten Hamama, atriz egípcia apontada pela imprensa como "a dama do cinema árabe, aos 83 anos.
Por: Lusa