A transição energética em Portugal continua a ser um dos objetivos da E-Redes e como tal, nos últimos meses tem-se procedido à substituição dos contadores tradicionais por equipamentos modernos mais desenvolvidos.
Os contadores inteligentes são capazes de resolver avarias à distância, assim como de enviar as leituras automaticamente. Mas será que conheces tudo sobre os contadores inteligentes? Neste artigo explicamos como funcionam e se é possível recusar este equipamento.
O que é o contador inteligente EDP?
O contador inteligente EDP é um equipamento digital capaz de medir o consumo de energia elétrica e comunicar leituras de forma remota. O consumidor passa a estar mais informado e também mais atento perante os seus gastos energéticos.
Eis as principais vantagens de um contador inteligente:
Registos da energia elétrica consumida em intervalos de 15 minutos a 1 hora, o que garante um controlo total sobre os consumos;
Comunicação das leituras automaticamente;
A fatura apresenta o consumo real de eletricidade, sem quaisquer estimativas, o que ajuda a poupar no final de cada mês;
O consumidor passa a entender melhor o seu perfil de consumo energético e pode adotar comportamentos mais sustentáveis;
Possibilidade de alteração da potência contratada e da tarifa de forma remota;
Com o contador inteligente, o técnico já não precisa de se deslocar à tua casa para resolver avarias. As mesmas podem ser feitas à distância e de maneira eficiente.
Para a empresa responsável pelos contadores inteligentes, a E-Redes, também existem vantagens na instalação destes equipamentos, pois permitem uma maior qualidade das operações.
Contadores inteligentes: como funcionam?
O contador inteligente ou smart meter é um equipamento muito ágil e independente. Quer isto dizer, que para o seu normal funcionamento não depende de nenhum dispositivo ou eletrodoméstico que tenhas no teu lar.
Além disso, o contador inteligente não precisa de internet para funcionar. Este é um dispositivo com um sistema próprio. Fica claro que os contadores inteligentes têm telecontagem, por serem capazes de enviar as leituras à distância, sem que o consumidor precise de fazer alguma coisa.
Contudo, se ainda não recebeste a notificação via SMS que o teu contador inteligente está totalmente operacional, terás que continuar a enviar as leituras por telefone ou através do balcão digital da E-Redes.
Como ler o contador inteligente EDP sem telecontagem
Se o teu contador já estiver preparado para enviar leituras remotamente e se já tiveres recebido a notificação não tens com que te preocupar.
No entanto se este não for o caso, estás obrigado a comunicar as leituras no período explicitado na tua fatura. Como tal deves contactar o operador de distribuição ao:
Entrar no balcão digital da E-Redes ou entrar na app E-Redes disponível para telemóveis com sistema iOS e Android;
Ligar para 800 507 507. A chamada é gratuita e podes comunicar as leituras 24 horas por dia.
Em seguida, bastará prestares atenção ao monitor digital do teu contador inteligente e ao ciclo horário que tens contratado.
Tarifa simples: com este ciclo aponta os algarismos que aparecem com o código "Energia Ativa T1 - 1.8.1”;
Tarifa bi-horária: deves apontar os algarismos que apareçam como "Energia Ativa T1 - 1.8.1" (referentes às horas de vazio) e como "Energia Ativa T3 - 1.8.3" (referentes a horas fora de vazio);
Tarifa tri-horária: tens que anotar os algarismos que aparecem como "Energia Ativa T1 - 1.8.1" (horas de vazio), "Energia Ativa T2 - 1.8.2" (horas de ponta) e "Energia Ativa T3 - 1.8.3" (horas de cheias).
O que fazer em caso de avarias do contador inteligente
Ficaste sem luz em casa e não sabes como rearmar o contador inteligente de eletricidade? A primeira coisa a fazer é certificar-se que a avaria não é apenas na tua casa, mas também nas casas dos teus vizinhos. Muitas vezes existem cortes de eletricidade e falhas na instalação pública.
Posteriormente, deverás fazer uma das seguintes ações:
No quadro elétrico assegura-te que nenhum disjuntor está desligado. Se assim acontecer terás que ligá-lo;
Deverás fazer o rearme do contador inteligente no próprio equipamento. Deves ligar o contador inteligente no botão de controlo (cinzento acima do código de barras) durante aproximadamente 2 segundos.
Se depois destes procedimentos continuares sem eletricidade em casa deverás contactar a E-Redes através do 800 506 506 e reportar a falha. Este número de telefone está disponível 24 horas por dia e a chamada não tem custo associado.
Posso recusar o contador inteligente?
É apenas uma questão de tempo até os contadores inteligentes serem instalados em praticamente todos os lares de Portugal.
Apesar de garantirem uma melhor qualidade do serviço de energia e também uma gestão mais eficaz do contrato, muitos são os consumidores que se sentem reticentes em relação ao equipamento e perguntam-se se é possível recusar o contador inteligente.
Na realidade, segundo a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos isso não é possível. Porém, os consumidores deverão ser avisados pelo operador de rede que a mudança será feita.
Quanto custa o contador inteligente?
A substituição do contador tradicional por um contador inteligente só traz vantagens para o teu bolso e permite agilizar o mercado energético. O preço do contador inteligente também não deve ser uma preocupação, pois o dispositivo é gratuito.
Com o contador inteligente não são alterados os preços da eletricidade. O consumidor continua a pagar o mesmo pela energia, consoante a tarifa que tiver contratada.
Por: Idealista