Estes são apenas alguns dos parâmetros enunciados por Linda Pereira, CEO da L&l Comunication Group e consultora internacional em Meeting Industry, no workshop que a AHP e a ExpoEventos organizaram esta quinta-feira, segundo dia da 10.ª edição da Expoeventos.
10 razões pelas quais um PCO não recomenda um hotel e 10 razões pelas quais um hotel não atraia Congressos e Eventos foram os temas tratados pela consultora, segundo a qual o primeiro ponto fundamental nesta área é conhecer o negócio e as ‘regras’ do mesmo, a começar pelo tipo de negócio e cliente que se quer conquistar: corporate, que gasta dinheiro; ou associativo, que pretende ganhar dinheiro? E, dentro destas divisões, a comunidade alvo, quem está a tratar do negócio, assim como a cidade em que se está inserido e o que pode oferecer a este cliente.
Mas estas foram apenas as questões apontadas por Linda Pereira no início do workshop, onde reiterou por diversas vezes a necessidade de perguntar, de pegar no telefone e falar directamente com o PCO e a sua equipa para saber, concretamente, o que estes procuram.
A partir daqui entram outras características cruciais como a flexibilidade, a adequação da proposta e do espaço ao cliente e necessidades; criar uma relação com o cliente, conhecê-lo e falar a sua “linguagem”; trabalhar em equipa e essa ser formada e informada de quem são os clientes e as suas condições para quando acolhe o congresso, mas, ainda antes, para estar atenta na site inspections, “oportunidades únicas” para fechar os contratos.
Sobre o porquê de não comprar determinado hotel, Linda Pereira responde: é necessário ter os 3Rs: relações, reputação e recomendações; as acessibilidades e descrevê-las no site da unidade; compreender o negócio; saber a legislação, que, por vezes, impede determinados grupos de ficar em certas unidades. Outros pontos a ter em atenção são a falta de espaço, que tem que ter a dimensão e o perfil adequados aos eventos, independentemente do número de pessoas; salas de conferência, capacidade e layout; altura das salas; breakout rooms; facilidades de catering; e facilidades básicas, tais como o WiFi gratuito, ferro de engomar, um bom secador, espelho de ampliar, entre outras.
E, nos dias de hoje, “mais do que ir ao encontro das expectativas, é preciso ir além”, considera Linda Pereira, deixando a dica de pedir a ‘wishlist’ dos PCOs e satisfazer um ou outro pedido.
Por Publituris