Na mesa, ao lado de Anselmo Borges, ensaísta e professor da Universidade de Coimbra, estarão o Dr. João Ventura, Presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, (introdução ao tema e apresentação), e o Eng. Nelson Ferreira, Presidente da Associação Existir (intervenção/síntese e moderação do debate). A conferência está marcada para o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Padre Anselmo Borges Borges é doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra e professor da Faculdade de Letras desta Universidade. É amplamente conhecido no País pela sua vasta reflexão sobre a atualidade e o rumo do nosso tempo, assim como sobre o confronto entre a fé e o mundo contemporâneo, tendo-se destacado como uma voz crítica de muitas das posições, normas e orientações da Igreja Católica. A sessão integra-se no ciclo de conferências "Antes e Depois. Para Amanhã" do programa de cidadania da Comissão Concelhia 25 de Abril.
Anselmo da Silva Borges doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, é professor da Faculdade de Letras desta Universidade. É padre da Sociedade Missionária da Boa Nova, frequentou a Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve a licenciatura canónica em Teologia Dogmática, estudou Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e Filosofia nas Universidades de Coimbra e Tubinga.
Lecionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Como docente de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regeu nos últimos anos, entre outras, as cadeiras de Antropologia Filosófica e Filosofia da Religião e Ética e orientou um Seminário sobre Mulheres e Religiões. Integrou também o corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Anselmo Borges tem produzido, em jornais, rádio e televisão, colóquios e outros fóruns, reflexão em que surge como uma voz crítica de muitas das posições, normas e orientações da Igreja Católica. O diálogo inter-religioso e o apelo ao regresso ao essencial do Evangelho constituem ideias-chave do seu percurso.
A frontalidade do seu pensamento começou por se afirmar nas décadas de sessenta e setenta do século vinte como orador e animador nas consagradas “Semanas Nacionais de Estudos Missionários”, que se constituíram, pela qualidade e novidade dos respetivos intervenientes nacionais e estrangeiros, como um grande espaço de debate e fonte para uma melhor leitura dos acontecimentos e das transformações de então. Estes debates, com outro figurino, têm prosseguido, nos últimos anos, com a realização dos colóquios «Igreja Em Diálogo», por si organizados, que se têm afirmado como um espaço de liberdade, sem temas tabu.
É também colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.
Algumas obras de Anselmo Borges
Do Mesmo ao Diferente: Questões deste tempo. Porto, Figueirinhas, 1987
Janela do (In)visível. Campo das Letras, Lisboa, 2001
Religião – Opressão ou Libertação?. Lisboa, Campo das Letras, 2004
Dicionário de Mitos. Lisboa, Campo das Letras, 2005
Deus no século XXI e o futuro do cristianismo. Lisboa, Campo das Letras, 2007
A Bíblia em Citações. Lisboa, Oficina do Livro, 2007
Janela do (Inf)finito. Lisboa, Campo das Letras, 2008
Religião e Diálogo Inter-Religioso, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010
Declaração dos Direitos da Mulher (com Isabel Caldeira). Funchal, Nova Delphi, 2010
E Deus Criou a Mulher (com Isabel Caldeira). Funchal, Nova Delphi, 2011
Deus e Sentido da Existência. Lisboa, Gradiva, 2011
Corpo e Transcendência. Coimbra, Almedina, 2011
As Três Religiões do Livro (com João Gouveia Monteiro). Coimbra, Imprensa da Universidade, 2012
Quem Foi/Quem É Jesus Cristo? (prefácio de Lídia Jorge). Lisboa, Gradiva, 2013
Por Loulé25Abril




