A Eng.ª Maria Antónia Figueiredo, Secretária Geral Adjunta da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) e Vice-Presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), juntamente com dezenas de agricultores portugueses ligados à CONFAGRI, dos setores dos suínos, leite e lacticínios, bovinos e frutas, estão esta segunda-feira, 7/9/2015, em Bruxelas, a protestar contra as políticas europeias que têm sido seguidas no

Trata-se de uma mega manifestação europeia, que se realiza no dia da reunião extraordinária do Conselho de Ministros em Bruxelas.

Esta manifestação é uma resposta à situação deplorável a que as Instituições Europeias conduziram os agricultores e as cooperativas agrícolas, pretendendo sublinhar o carater sem precedentes a que se chegou.

Esta situação, altamente penalizadora em especial para os sectores do leite e lacticínios, suínos, bovinos e frutas, é o resultado das restrições impostas pela Rússia, desde 2014 e com continuidade em 2015, às exportações da União Europeia destes produtos.

Estamos assim, com as fronteiras do principal mercado de exportação da União Europeia fechadas.

Os preços são inferiores aos custos de produção, uma vez que existe muito produto na europa o que provoca um abaixamento dos preços e conduz ao encerramento de explorações.  

O que não é aceitável é que os produtores estejam a ser vítimas da política internacional, não tendo qualquer culpa ou intervenção.

Por outro lado, a desregulação da PAC, nomeadamente o fim das quotas leiteiras em Março de 2015, determinado pela Comissão Europeia, originou um desequilíbrio profundo entre a oferta e a procura no espaço europeu, o que contribuiu, também, para o abaixamento dos preços, sobretudo nos países periféricos, como Portugal.

Os agricultores e as cooperativas agrícolas reclamam hoje medidas urgentes e enérgicas à Comissão Europeia, Conselho de Ministros e Parlamento Europeu, no sentido de contrariar a profunda crise de preços que afeta estes setores e que coloca em risco a sobrevivência de milhares de explorações e um número significativo de postos de trabalho.

 

São necessários:

- Apoios imediatos ao rendimento dos produtores pecuários;

- Medidas estruturais de regulação da oferta de leite na EU;

- Concessão de mandato político do Conselho à Comissão, para negociar a abertura de mercados sujeitos a embargo sanitário nos suínos;

- Medidas de gestão de mercado, como por exemplo, preços de referência que assegurem a viabilidade das explorações;

- Regulação da cadeia de valor agro-alimentar.

 

Por Confragri