Durante três fins de semana seguidos, há música para ver e ouvir ao por do Sol. Está de regresso mais uma edição do Ciclo de Concertos ao Entardecer, organizado pela ArQuente.
Os palcos da iniciativa voltam a ser os mesmos, proporcionando entardeceres em cenários inesquecíveis. Os concertos acontecem às sextas-feiras, às 18h30, no Largo da Igreja, na Ilha da Culatra; aos sábados, às 19h00, na Galeria Arco, em Faro, e aos domingos, às 17h30, na Fortaleza de Sagres.
O primeiro convidado da edição de 2024 é Luca Argel, que se apresenta no dia 06 de setembro na Ilha da Culatra e no dia 08 no Auditório da Fortaleza de Sagres. Neste caso, o habitual concerto na Galeria Arco não acontece devido à realização do Festival F, entre os dias 05 e 07 de setembro, período durante o qual o pátio da Galeria Arco, onde fica sediada a ArQuente, se transforma num dos palcos do festival.
Luca Argel nasceu no Rio de Janeiro e fixou-se em Portugal, onde reside há mais de 10 anos. A trajetória do cantor, compositor e escritor começou em 2012 com o lançamento do primeiro livro ‘esqueci de fixar o grafite’. Logo depois, uma súbita mudança para Portugal, acaba por despertar novos caminhos musicais e poéticos.
Em 2016 edita o seu álbum de estreia ‘Tipos que tendem para o silêncio’, a que se segue ‘Bandeira’, em 2017, e ‘Conversa de Fila’, em 2019. Em 2021 regressa às edições com o aclamado ‘Samba de Guerrilha’, álbum conceptual, onde Luca Argel resgata a memória e recria velhos sambas com uma musicalidade inventiva e radicalmente transformada. Idealizador de projetos e de um profundo trabalho de investigação e de divulgação do samba em Portugal, nos últimos anos destaca-se o recém-editado álbum ‘SABINA’, com referências ao candomblé e à história do Brasil.
No fim de semana seguinte (dias 13, 14 e 15 de setembro) o sol despede-se ao som da mestria de Pedro Branco, que já é um repetente nos Concertos ao Entardecer, onde participou como guitarrista de várias bandas e artistas que marcaram presença noutras edições. Mas, desta vez Pedro Branco brinda-nos com o seu projeto a solo.
Membro da banda You Can't Win, Charlie Brown, fundador do projeto iconoclasta Old Mountain e guitarrista em projetos como o do cantautor Tiago Bettencourt, é com este primeiro disco a solo, intitulado ‘A Narrativa Épica do Quotidiano’, que se apresenta e se afirma como compositor e “contador de histórias que ninguém quer ouvir”. Este disco é uma espécie de testemunho para as gerações vindouras do que se passava por cá nesta época, sendo os temas ‘Vira-Lata’ e ‘Cinco Minutos Antes’ as principais amostras.
O Ciclo de Concertos ao Entardecer fecha com Jasmim, que atua nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Jasmim é Martim Braz Teixeira, que inaugurou o seu percurso musical em 2014 (como teclista) no quinteto de surf rock psicadélico Mighty Sands. O single ‘Primavera’ (2016) e o EP, Oitavo Mar (2017) abriram caminho para ‘Culto da Brisa’, o seu primeiro longa duração, lançado em 2019. No primeiro trimestre de 2021, Jasmim lançou o seu segundo álbum, ‘Acordado ou a Sonhar’. Em 2023 lançou ‘Dias em Branco’.
É com plenitude que Jasmim se debruça num cruzamento de influências que tocam no psicadelismo, na folk americana ou na música popular portuguesa, trata-se de uma paleta enriquecedora e multi-instrumentalista.
Os Concertos ao Entardecer têm o apoio da Câmara Municipal de Faro, da Museus e Monumentos de Portugal (integrando a programação ‘FORTALEZA CULTURAL’, com o tema ‘Patrimónios de Liberdade’) e da União de Freguesias de Faro. Para além disso, a iniciativa conta com a parceria da Associação de Moradores da Ilha da Culatra e o apoio do restaurante Tertúlia Algarvia e da seguradora Falcão Marques Seguros.
Como parceiros de comunicação a ArQuente e os Concertos ao Entardecer contam com o Sul Informação e a RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.
Bilhetes | Reservas | Informações: arquente@gmail.com
Datas, Horários e Locais dos Concertos:
LUCA ARGEL
06 setembro (18h30) - Ilha da Culatra
08 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres
PEDRO BRANCO
13 setembro (18h30) - Ilha da Culatra
14 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
15 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres
JASMIM
20 setembro (18h30) - Ilha da Culatra
21 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
22 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres
Ar quente