Queres concorrer a um emprego do Estado e não sabes como? Esta é a altura certa para fazê-lo. Já arrancou o concurso para preencher cerca de mil vagas na administração pública, nas áreas jurídica, económico-financeira, gestão, relações internacionais e ciência política, e estatística.

O prazo para a entrega de candidaturas termina a 30 de julho de 2019.

O recrutamento foi aberto através de um concurso no portal da Bolsa de Emprego Público (BEP) – é neste portal que devem fazer-se as candidaturas. Os candidatos terão de passar por várias etapas de avaliação. Numa primeira fase terão de submeter-se a uma prova de conhecimentos e só passam à fase seguinte aqueles que tiverem uma avaliação igual ou superior a 9,5 valores. Depois, e para mil vagas, os primeiros 3 mil aprovados na prova de conhecimentos realizam a avaliação psicológica, cuja classificação deve ser igual ou superior a 12 valores.

Numa segunda fase será constiuída a “reserva de recrutamento” – a lista final será ordenada mediante a atribuição de 70% à prova de conhecimentos e 30% à avaliação psicológica. Trata-se de uma “lista de de candidatos pré-selecionados à qual os órgãos ou serviços podem recorrer quando têm necessidades de pessoal a suprir”, lê-se no guia que regulamenta o concurso. A reserva tem uma validade de 24 meses, a partir da data de realização da prova de conhecimentos.

Depois, e quando identificados os postos de trabalho a ser preenchidos, haverá uma entrevista feita por um juri. Os detalhes de todo o processo estão explicados neste documento.

 

Por: Idealista