Programa «Vacinação SNS Local» visa proteger cidadãos mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Vacinas podem ser administradas em 15 farmácias do concelho.

A Câmara Municipal de Faro aprovou esta segunda-feira por unanimidade um protocolo a estabelecer com a Associação Dignitude, que vai permitir vacinar gratuitamente 10 mil farenses contra a gripe.

Através deste protocolo, estabelecido no âmbito do Programa “Vacinação SNS Local”, a autarquia vai assegurar 90 por cento dos custos com a vacinação – num investimento municipal de 22.500 euros – ficando a Dignitude com a comparticipação de 10 por cento.

Responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, a Associação Dignitude desenvolveu uma nova valência denominada “Emergência Abem: COVID-19”, que permite dar uma resposta mais alargada aos desafios e problemas gerados pela pandemia.

No âmbito desta nova resposta, foi organizado o Programa “Vacinação SNS Local”, ao qual o Município de Faro se associou prontamente. O objetivo é proteger os munícipes mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias do concelho.

Perante a ameaça de uma segunda vaga de COVID-19, a imunização contra a gripe sazonal poderá ajudar a reforçar o sistema imunitário dos mais fragilizados.

Nesse sentido, todos os munícipes beneficiários com idade igual ou superior a 65 anos têm direito à vacina, sem qualquer custo, que pode ser administrada em qualquer uma das 15 farmácias aderentes no concelho de Faro, todas abrangidas por este protocolo: Farmácia Almeida, Farmácia Amoreira, Farmácia Assunção, Farmácia da Baixa, Farmácia Baptista, Farmácia Caniné, Farmácia Crespo Santos, Farmácia Helena, Farmácia Higiene, Farmácia Huguete Ribeiro, Farmácia Leonardo, Farmácia do Montepio, Farmácia Ossónoba, Farmácia Palma Batista e Farmácia da Penha.

A autarquia adverte, no entanto, que a vacinação decorre em função das disponibilidades de stock das farmácias, cuja reposição é uma responsabilidade do Ministério da Saúde.

 

Por: CM Faro