O Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes deu início esta quarta-feira, dia 7 de maio, ao Philosophy Spring Festival 2025, com uma tertúlia onde a convidada foi Claúdia Clemente.

Esta foi a primeira iniciativa de uma programação intensa e gratuita, que se prolonga ao longo do mês de maio em diferentes locais da cidade e que inclui diferentes ações nas áreas da música, cinema, arte, teatro e literatura, sempre com a filosofia como ponto de interseção.

A edição deste ano centra-se no amor aos livros e à literatura, mas tem como marca, de novo, o espírito “lado B” vivido neste estabelecimento escolar e presente na filosofia que nele se ensina. A intenção dos organizadores é proporcionar aos adolescentes um conjunto de experiências diferentes daquelas a que estão habituados, suscetíveis de lhes criar um saudável “desassossego” e muitas emoções novas.

As diversas iniciativas, algumas exclusivas para esta comunidade escolar, decorrem em espaços tão díspares como equipamentos culturais, uma unidade hoteleira, restaurantes ou coletividades locais, contando com o envolvimento do tecido empresarial e das associações.

Dado que o tema desta terceira edição são os livros, não podem faltar grandes nomes da literatura neste festival que tem vindo a ganhar importância a cada ano. No dia 9 de maio, às 18h00, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão recebe a “Celebração do Livro” que contará com as presenças de Ana Maria Magalhães, coautora com Isabel Alçada da coleção “Uma Aventura”, Eduardo Jorge Duarte, escritor natural de Monchique e um dos valores emergentes da literatura e Nuno Marçal, bibliotecário-ambulante da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

A data escolhida para esta celebração do livro e da defesa da liberdade de expressão como património inalienável da Democracia e do 25 de Abril é simbólica, pois remete para o histórico 10 de maio de 1933, conhecido pela “noite negra nazi”, em que milhares de publicações foram queimadas nas ruas de Berlim e outras cidades alemãs.

Ao longo do mês são ainda destaques o encontro com a filósofa Margot Cardoso (dia 14), a palestra com a editora da Ítaca Isabel Castro Silva (dia 16) e com o professor David Pinho Barros (dia 24), a exibição do filme “Pulp Fiction” (dia 17), oficinas diversas, uma peça de teatro, ou o lançamento do livro “Vemos, Ouvimos e Lemos”. da autoria de Porfírio Silva (dia 29), bem como ações de filosofia para crianças com Laurinda Silva dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo deste Agrupamento de Escolas.

O festival termina com a estreia da curta-metragem produzida e realizada pelos elementos do Clube dos Filósofos Vivos, no âmbito de uma oficina de cinema coordenada pela realizadora Carolina Ventura, no dia 31, às 10h30, na Algarcine - Cinemas de Portimão, seguindo-se no dia 6 de junho, pelas 21h00, uma festa de encerramento no Clube União Portimonense.

Organizado pelo Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, o Philosophy Spring Festival conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, entre outras entidades e empresas do concelho.