Já é pública a programação que o Cine-Teatro Louletano preparou para este semestre que decorre entre janeiro e junho deste ano.

 Nas redes sociais (facebook) e no livro impresso que já se encontra disponível para levantamento naquele equipamento cultural está patente uma temporada que se avizinha diversificada e arrojada, posicionando o Cine-Teatro como um espaço de referência no panorama cultural do sul do país. 

Na música, para além de nomes mais sonantes como o novo projeto do maestro Rui Massena, Dino D’Santiago ou Pedro Abrunhosa, são apresentados em absoluta estreia algarvia os novos álbuns de Linda Martini, Mazgani e Dead Combo. Destaque-se ainda a estreia nacional, em Loulé, do aguardado novo trabalho discográfico de David Fonseca, bem como três espetáculos muito especiais: o tão esperado regresso do cantor e compositor maior Fausto Bordalo Dias ao Algarve, num concerto que se avizinha marcante; o consagrado fadista Ricardo Ribeiro a cantar José Afonso, acompanhado de um quinteto de luxo ligado ao universo do Jazz; e os prestigiados Filipe Raposo e Filipe Melo, numa cumplicidade a dois pianos, para celebrar da melhor maneira o Dia Internacional do Jazz.

No âmbito do ciclo musical “O Longe é Aqui” vêm aí mais três concertos/encontros únicos fruto de encomendas artísticas feitas pelo Cine-Teatro: a contagiante diva do Jazz Maria João e o inspirador projeto feminino algarvio de canto a capella Moçoilas; um grupo de referência obrigatória na área da música tradicional portuguesa (reinventada), Ronda dos Quatro Caminhos, com o jovem fadista louletano César Matoso; e um espetáculo muito especial que marca o reencontro do promissor jovem quarteirense Bertílio Santos com a cantora Aurea.

Sublinhe-se ainda a introdução de um novo ciclo dedicado à música clássica – uma aposta regular e continuada da programação do Cine-Teatro –, “Clássicos na Avenida”, numa coprodução entre a Orquestra Clássica do Sul, o Município de Loulé e o Teatro Tivoli BBVA (em Lisboa), reveladora de um reforço da oferta do Cine-Teatro na área da música erudita dirigida não só aos amantes deste universo como ao público em geral.

Prossegue neste semestre a aposta estratégica, iniciada em 2017, na área da arte para a primeira infância (bebés, pais e profissionais que trabalham com esta faixa etária), através da parceria com a prestigiada Companhia Musicalmente (sediada em Leiria), a qual se concretiza na apresentação de espetáculos diferenciadores e inovadores, na realização de conferências/debates e na continuação da aposta na dimensão formativa.

Procurando o Cine-Teatro também descentralizar espacialmente a sua programação, o reconhecido músico Ricardo J. Martins irá apresentar o seu novo disco de guitarra portuguesa Cantos e Lamentos, com vários convidados especiais, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro (Querença), para além do já aludido concerto com Bertílio Santos e Aurea na Praça do Mar em Quarteira.

Prossegue a programação dirigida à comunidade escolar, bem como a aposta em criações, nas áreas do teatro e performance, que incidem em temas ligados à atualidade nacional e internacional, neste caso através da continuação do ciclo de longa duração “Estórias silenciosas” iniciado em 2017 e dirigido quer ao público em geral quer às escolas/famílias. No âmbito deste ciclo temático serão apresentados este semestre os espetáculos “Cartas de Damasco”, de Ana Lázaro, “Isto não é a Europa”, do Teatro O Bando, e “Mapa”, de Fernando Mota. Ainda na área do Teatro, destaque para a apresentação da peça “Actores”, encenada por Marco Martins e com um elenco de luxo formado por Bruno Nogueira, Luísa Cruz, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço, e a versão d’A Tempestade, de Shakespeare, pela inquietante Companhia João Garcia Miguel.

O Tango e o Flamenco estarão em grande destaque neste semestre (com espetáculos e workshops), bem como a dança contemporânea, com reconhecidos protagonistas nacionais e internacionais, através do festival encontros do DeVIR.

O Cinema também não é esquecido, prosseguindo vários eventos de referência que trazem a Loulé uma oferta de qualidade a nível do Cinema (Monstrare, Mostra de Cinema da América Latina e Festa do Cinema Italiano), assim como vários formatos dedicados ao Humor, que neste semestre conta com os seguintes convidados especiais: António Raminhos, Pedro Tochas e Fernando Alvim.

José Laginha, Paulo Lameiro e a atriz Eunice Muñoz serão os convidados que passarão pelas rubricas “Dos Sabores da Cultura” e “Conversas à Quinta”, estimulando o debate e a reflexão em torno de temas ligados às Artes e Cultura.

Uma nota final também para a realização da 3.ª edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, com novos e estimulantes diálogos entre música e imagem, para além de cativantes viagens exploratórias em torno da arte do som, e uma palavra ainda para os eventos inseridos no programa 365 Algarve, nomeadamente o FIMA 2018 – Festival Internacional de Música do Algarve e os já aludidos encontros do DeVIR.

 
 
Por: CM Loulé