A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. regressou à Terra de Maio, uma feira com divisa na promoção do mundo rural, dos recursos endógenos e da Cabra da Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, que aconteceu de 23 a 25 de maio, na aldeia de Azinhal, promovida pelo Município de Castro Marim.

A abertura desta "Feira da Cabra", também assim conhecido o evento da Terra de Maio, contou com a presença dos vice-presidentes da CCDR Algarve, I.P, Elsa Cordeiro e Pedro Valadas Monteiro, bem como do executivo desta autarquia e representantes de outras entidades regionais.

O seminário, que se realizou no dia 24 de maio (sábado), foi um dos pontos altos do programa e contou, como habitualmente, com o envolvimento da CCDR Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, que este ano focou a sua participação na Produção Agrícola, com comunicações relativas aos Principais Inimigos (pragas e doenças) do Pomar Tradicional de Sequeiro, a cargo de Celestino Soares, e Medidas de Apoio aos Jovens Agricultores no âmbito do PEPAC, da responsabilidade das colegas Helena Lopes e Margarida Costa.

O último dia da Feira foi assinalado pelo Concurso da Cabra de Raça Algarvia, uma iniciativa que tem como objetivo distinguir os melhores exemplares desta raça autóctone e valorizar o trabalho dos seus criadores. Participaram no concurso 10 criadores de cabras de raça algarvia, estando também presentes ovinos da mesma raça em exposição. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Município de Castro Marim e da CCDR Algarve, I.P., representada pelo Diretor da Unidade Agroalimentar e Desenvolvimento Rural, Miguel Mota e Costa, numa iniciativa conjunta de apoio à preservação das raças autóctones e de promoção do aumento da cadeia de valor dos produtos associados.

 

CCDR Algarve