Durante a noite da madrugada de 23 de novembro, elementos da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra de Lagos procederam à detenção de 2 indivíduos,

sendo um deles de nacionalidade portuguesa, com 50 anos de idade, e outro, estrangeiro, de 31 anos de idade, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes naquela cidade, sendo o culminar de uma investigação relâmpago que tivera na sua base a recolha de notícias relativas a movimentações que despertaram a atenção de moradores e da polícia.

Os indivíduos foram abordados na via pública, em simultâneo e próximo das suas residências habituais, não sem antes um deles se ter tentado desfazer de alguma droga que tinha em sua posse, nomeadamente cerca de 21 doses de cocaína.

Face ao exposto foi dada voz de detenção, nos vários locais da interceção, aos dois suspeitos, seguiram-se as buscas domiciliárias, das quais resultaram a apreensão de um total de cerca de 9850 doses de heroína, 1780 doses individuais de cocaína e cerca de 5000 euros em dinheiro. Foram ainda apreendidos diversos equipamentos de comunicações móveis, um veículo automóvel, frascos com produto habitualmente utilizado no corte do produto estupefaciente, uma arma de ar comprimido em tudo semelhante às armas de defesa (pistola), e demais material relacionado com esta atividade ilícita.

De salientar que um dos detidos, cidadão português, já cumprira pena de prisão efetiva pelo mesmo tipo de ilícito criminal e mantinha-se, no momento, sob a medida de coação de apresentações periódicas na sequência de investigação pela PSP já no presente ano, verificando-se não ter sido o bastante para cessar a atividade que já desenvolvia.

Os mesmos vão ser presentes à autoridade judiciária durante o dia de amanhã, a fim de ser-lhes aplicada as respetivas medidas de coação.

A PSP aproveita ainda para relevar a pertinência da participação da comunidade local na comunicação e partilha de situações que considerem ser merecedoras do nosso conhecimento e atenção, com vista a um combate mais eficaz do crime e que permitam resultados como os ora demonstrados.

 

Por PSP Faro