«Sons no Jardim» transformam Vila Real de Santo António
em pista de dança
O ciclo «Sons no Jardim» regressa a Vila Real de Santo António, no mês de agosto, com dois espetáculos reveladores do melhor que se faz na nova música portuguesa.
Com entrada livre, a partir das 22h30, os concertos terão lugar no Jardim da Avenida da República, junto ao rio Guadiana.
BRANKO é o primeiro artista a atuar, no dia 9 de agosto, numa noite que terminará com a música do DJ Micáh.
A 30 de agosto, MXGPU sobem ao palco para oferecer ao público uma nova experiência de performance ao vivo, à qual se seguirá uma atuação do DJ Danz, encerrando o ciclo deste ano.
A cidade volta a transformar-se na melhor pista de dança ao ar livre, através desta iniciativa que pretende diversificar a oferta cultural do município de Vila Real de Santo António.
BRANKO
Produtor, compositor, DJ e visionário, João Barbosa (Branko) está ligado a projetos como a editora Enchufada, fundada por si, e os Buraka Som Sistema, de que foi um dos fundadores.
Atlas (2015) foi o seu primeiro disco a solo, ao qual se seguiu Nosso (2019), com a participação de artistas como Dino D'Santiago, Mallu Magalhães e Pierre Kwenders.
Em 2022 lançou OBG, álbum de originais, e em março de 2024 editou o mais recente trabalho, Soma, com colaborações de nomes como Carla Prata, Jay Prince e Teresa Salgueiro.
Já atuou em palcos de referência e passou por festivais como o Super Bock Super Rock, NOS Primavera Sound, Capitólio, Teatro Tivoli BBVA, Campo Pequeno, ID NO LIMITS, Super Bock Arena, Semana Académica de Coimbra, Festival Impulso, Sol da Caparica e NOS Alive.
MXGPU
Moullinex e GPU Panic são, respetivamente, Luís Clara Gomes e Guilherme Tomé Ribeiro – produtores, compositores e intérpretes cuja colaboração tem como cerne a exploração da humanidade através da música eletrónica.
A fusão destas duas forças criativas deu origem a MXGPU. Na pista de dança, proporcionam um espetáculo verdadeiramente imersivo, em formato 360º, que esbate as fronteiras entre o palco e o público e redefine a experiência da música de dança ao vivo.
A parceria começou no terceiro álbum de Moullinex, Hypersex (2017), e em 2025 lançam o seu álbum de estreia conjunto, Sudden Light, que explora os limites da dance music e reinventa a experiência de performance ao vivo.

Por: CM VRSA