O Banco Alimentar do Algarve realizou a cerimónia de entrega do Prémio Ida Martins, no dia 29 de setembro. O evento aconteceu na Região de Turismo do Algarve, em Faro, e premiou o Instituto D. Francisco Gomes com o projeto Prevenção de Perdas e Desperdício Alimentar.
A cerimónia, aberta ao público, foi presidida pelo Presidente do júri, Dr. Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro. Contou com a presença da Vice-Presidente da CCDR Algarve Dr.ª Elsa Cordeio, a Vice-Presidente da RTA Dr.ª Fátima Catarina, a Vice-Reitora da Universidade do Algarve Professora Doutora Alexandra Teodósio, com o Dr. Vasco Mousinho em representação da Diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social Dr.ª Margarida Flores, o Dr. António Palma em representação da Delegada Regional do IEFP Dr.ª Madalena Feu, bem como os demais membros do júri, representantes da URIPSS Algarve, do Secretariado Regional da UMP e EAPN Portugal.
Presentes estiveram também todas as entidades que apresentaram candidatura, público em geral e familiares de Ida Martins.
O Presidente do Instituto D. Francisco Gomes, António Barão, destacou a importância deste prémio ao referir que o mesmo “irá melhorar, e muito, a condições de trabalho na instituição, no que aos alimentos diz respeito, permitindo aproveitar ao máximo todos os alimentos doados, reduzindo substancialmente as perdas diárias”.
O prémio Ida Martins tem o valor de cinco mil euros e a entidade premiada deve agora comprometer-se a colaborar com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, através da participação em ações de sensibilização e outras, que promovam a redução das perdas e do desperdício alimentar na região.
No evento, e por decisão do júri, com o apoio da autarquia farense, foram atribuídas três menções honrosas no valor de quinhentos euros cada, aos projetos que ficaram na segunda à quarta posição da classificação do júri, apresentados pelas instituições ADRA delegação de Portimão, Centro Paroquial de Cachopo e o núcleo de Faro do Refood.
De recordar que o prémio e as menções honrosas contaram com o apoio da autarquia de Faro e das empresas patrocinadoras Metalofarense e Rolear, e foi concedido «às pessoas coletivas da região do Algarve, de cariz privado do setor social, que receberam a maioria dos votos emitidos pelos membros do júri».
No ano de 2026 irá acontecer a segunda edição do prémio, com o período de candidaturas a decorrer de 1 de março a 30 de abril desse mesmo ano, tal como foi anunciado no evento, sendo entes um compromisso de todos os parceiros.
Banco Alimentar do Algarve