A Campanha de Segurança Rodoviária Ao volante, o telemóvel pode esperar, promovida conjuntamente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP),

decorreu de 14 a 20 de maio e visou alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Esta campanha contou, ainda, com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas, em simultâneo, com as operações de fiscalização da GNR e da PSP, em Braga (duas ações), Bragança, Sesimbra e Vila Flor. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados 662 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos;
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito pelas regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

 

No âmbito desta Campanha, realizada entre 14 e 20 de maio, foram fiscalizados automaticamente por radar 5.387.981 veículos, dos quais 145.011 pelas Forças de Segurança (GNR e PSP) e 5.242.970 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

As Forças de Segurança fiscalizaram presencialmente 60.745 veículos e condutores.

No total foram fiscalizados, quer através de meios automáticos, quer presencialmente, 5.448.726 veículos.

Do total de 5.448.726 de veículos fiscalizados, durante a campanha, registaram-se 25.098 infrações rodoviárias. Das 815 infrações relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução, 797 registaram-se no Continente e 18 nas Regiões Autónomas, tendo sido 654 detetadas pela GNR e 161 pela PSP.

Nesta campanha, registou-se um total de 2.723 acidentes, de que resultaram sete vítimas mortais, 54 feridos graves e 854 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se menos 40 acidentes, igual número de vítimas mortais, mais 20 feridos graves e mais 55 feridos leves.

As sete vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 19 e os 66 anos.

Os seis acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Aveiro (1), Faro (1), Santarém (3) e Setúbal (1 com 2 vítimas mortais).

Estes acidentes consistiram em quatro colisões (que envolveram 5 veículos ligeiros, 2 ciclomotores e 2 motociclos) e dois despistes (que envolveram 1 veículo ligeiro e 1 motociclo).

Os acidentes acima descritos ocorreram em 1 autoestrada, 1 arruamento, 1 estrada municipal, 1 estrada nacional e 2 em outras vias.

 

Esta foi a quinta das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano serão realizadas mais seis campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.

O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas: velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

À semelhança de 2024, serão realizadas durante este ano campanhas de sensibilização e de fiscalização com as mesmas temáticas.

Das cinco campanhas, que decorreram em 2025, foram realizadas 23 ações, durante as quais 3.480 pessoas foram sensibilizadas, presencialmente. Quanto às ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados, presencialmente, foi de 330.131. Por radar, foram controlados 27.408.299 de veículos.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

 

Acidentes com vítimas mortais:

16 de maio de 2025

  • Colisão traseira em reta entre um veículo ligeiro e um motociclo, na A1, ao Km 89,3, em Parceiros da Igreja, Santarém, seguido de atropelamento do motociclista por pelo menos um terceiro veículo, resultando na morte do condutor do motociclo. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 19 anos.

 

17 de maio de 2025

  • Colisão em reta entre um motociclo e um ciclomotor, no Caminho Municipal 1027, no Pinhal Novo, Setúbal, da qual resultou a morte de ambos os condutores do sexo masculino, de 28 e 35 anos.
  • Colisão em reta entre dois veículos ligeiros, em Recardães, Aveiro, da qual resultou a morte de um dos condutores, do sexo masculino, de 66 anos.
  • Despiste em reta de um veículo ligeiro, na EN10, ao Km 102,057, em Samora Correia, Santarém, do qual resultou a morte do condutor, do sexo masculino, de 25 anos.
  • Colisão frontal em reta, na EM590, no Couço, Santarém, entre um veículo ligeiro e um ciclomotor, da qual resultou na morte do condutor do ciclomotor. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 37 anos.

19 de maio de 2025

  • Despiste em reta de um motociclo, em Goldra de Cima, Faro, do qual resultou a morte do condutor do sexo masculino, de 42 anos.

 

ANSR