Primeiro passo está dado na 1ª fase do projeto, a elaboração do diagnóstico do território. Mas não apenas, a Odiana quer ouvir todos os empresários, seja de forma presencial, telefónica ou via internet.
No âmbito do projeto «Estratégia de Desenvolvimento Turístico de Áreas de Baixa Densidade do Baixo Guadiana», a Odiana lançou um ciclo de reuniões itinerantes no último dia 31 de Outubro. O objetivo foi explicar a metodologia, os resultados a alcançar e registar os contributos e expetativas dos empresários para o desenvolvimento desta estratégia. As sessões foram dirigidas pela Odiana em conjunto com a SPI [Sociedade Portuguesa de Inovação], empresa responsável pelo diagnóstico e estratégia, onde foram recolhidos os contributos de mais de 30 empresários ligados ao turismo.
O primeiro passo foi dado, mas a Odiana não quer ficar por aqui e quer ouvir todos os empresários, seja de forma presencial, telefónica ou via digital. “É fundamental para o desenvolvimento de um diagnóstico do território registar os contributos e informações prestadas por todos os empresários do território”, diz Valter Matias, diretor da associação Odiana, explicando que “para efetuar um diagnóstico correto não podemos ter apenas algumas empresas, mas sim todas, caso contrário o trabalho desenvolvido ficará incompleto”. A ideia é agendar com os empresários o preenchimento de um questionário diagnóstico, no entanto, e tendo em conta a disponibilidade, o preenchimento do mesmo pode ser feito via internet. “O importante é que todos participem, pois este projeto pretende tornar o Baixo Guadiana um destino turístico mais competitivo internacionalmente, algo que se pretende que todos os empresários usufruam”, concluiu.
A destacar que o objetivo deste projeto é elaborar um diagnóstico da procura e oferta turística, tendo como meta o incremento da competitividade dos territórios de baixa densidade, sendo que o resultado principal é o desenvolvimento de informação útil para as empresas cuja atividade está relacionada com o turismo, sendo portanto essencial o envolvimento e auscultação das empresas durante todo o processo.
Os resultados esperados são a obtenção de um conhecimento aprofundado dos mercados emissores e sobre as potencialidades de atratividade do território, que se traduzem no diagnóstico e estratégia turística para o Baixo Guadiana. Para já estão a ser agendados novos contactos com os empresários ainda não auscultados, não obstante, os empresários podem facilmente participar no diagnóstico através do preenchimento do seguinte questionário em: https://goo.gl/EhtTFu
Recorde que este projeto surgiu no âmbito do SIAC [Sistema de Apoio a Ações Coletivas], tipologia Internacionalização - Baixa Densidade, no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020.
Por ODIANA