O candidato, de 35 anos, militante do Livre, foi o nome escolhido para liderar a lista pela coligação partidária que junta o Livre (L), o Bloco de Esquerda (BE) e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN), para tentar conquistar a autarquia do distrito de Faro governada pela comunista Rosa Palma, há 12 anos.
Sérgio Correia aponta entre as prioridades para o concelho algarvio, “a melhoria das condições de vida da população, as acessibilidades, a implementação de habitação pública para fixar pessoas e as questões hídricas”, descreve numa nota publicada no portal do partido.
O candidato argumenta que “é importante retomar as preocupações com a gestão hídrica e o armazenamento de água e, ao mesmo tempo, olhar ao ordenamento do território e repensar os espaços verdes públicos”.
Licenciado em Geografia, com um mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território, Sérgio Correia reside em São Bartolomeu de Messines, freguesia do município de Silves, e é atualmente funcionário de uma empresa de consultoria em planeamento e ordenamento do território.
O candidato que se estreia na corrida à presidência da Câmara de Silves nas eleições autárquicas de outubro, integrou as listas do Livre pelo círculo eleitoral de Faro às eleições legislativas deste ano.
Sérgio Correia tem como adversários na corrida à presidência do município, a atual vice-presidente Luísa Conduto (CDU), a advogada Ana Sofia Belchior (PS), o advogado José Paulo Sousa (Chega) e o engenheiro agrónomo João Garcia (PSD/CDS-PP/IL).
Em 2021, a CDU venceu as eleições autárquicas com a maioria de 43,10% dos votos, alcançando quatro mandatos, seguido do PSD (23,18%), com dois mandatos, e do PS (18,97%), com um mandato.
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.
Lusa