“Esta minha recandidatura é no sentido de dar continuidade ao trabalho que temos feito, porque acredito que ainda consigo dar a esta população e ao concelho aquilo de que precisa”, disse à agência Lusa a cabeça de lista do PS.
Rute Silva apontou como prioridades do concelho do barlavento algarvio (oeste), para os próximos anos, os setores da habitação, saúde e educação.
“Temos a decorrer processos para a construção de habitação para que as famílias se mantenham no território, e queremos dar respostas na educação, com as construções de duas escolas: uma primária e outra do segundo e terceiro ciclos do ensino básico”, apontou.
No capítulo da saúde, a candidata salientou que a falta de médicos continua a ser um problema que “pretende solucionar, com incentivos que possam atrair estes profissionais para o concelho”.
A candidata socialista, de 49 anos, é licenciada em psicologia, com especialização em psicologia clínica e de aconselhamento, tendo sido eleita pela primeira vez em 2009 pelas listas do PS para o executivo de Vila do Bispo.
Antes de ser eleita em 2021 para a presidência do município, Rute Silva ocupou os cargos de vice-presidente e de vereadora com os pelouros da educação, ação social e saúde, desporto e juventude, cultura, comunicação e turismo, modernização administrativa e gestão da qualidade e transportes.
Rute Silva tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência autárquica de Vila do Bispo, Paula Freitas (PSD) e Afonso Nascimento (Chega).
Em 2021, nas eleições autárquicas para a Câmara de Vila do Bispo, o PS foi o partido mais votado (33,07% e dois vereadores), seguido pelo movimento independente Somos pelo Concelho de Vila do Bispo (SPCVB) (31,81% e dois vereadores), pelo PSD/CDS-PP/MPT/PPM (23,97% e um vereador), pelo PCP/PEV (4,72%) e pelo Chega (2,78%).
O município tem 179,06 km2 de área e 5.717 habitantes (Censos de 2021), encontrando-se dividido em quatro freguesias: Barão de São Miguel, Budens, Sagres e Vila do Bispo e Raposeira.
O concelho é limitado a norte pelo município de Aljezur, a leste pelo de Monchique, a sueste por Lagos, e a oeste tem uma extensa costa no oceano Atlântico, estando parte do seu território integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Lusa