A mobilidade é central para Faro, sendo preciso reforçar o transporte público e criar uma ligação ferroviária entre a cidade e o aeroporto, defendeu hoje o candidato à Câmara pelo Bloco de Esquerda (BE), José Moreira.

O candidato do BE ao município algarvio nas eleições autárquicas de 12 de outubro considerou que o reforço da aposta no transporte público traz ganhos em termos ambientais, mas também permite evitar gastos nas infraestruturas necessárias para garantir o acesso da população a Faro no seu transporte individual.

“Para nós, a questão da mobilidade é central e, sobretudo, nós cremos que uma melhoria substancial da mobilidade e do transporte público permitirá resolver, ou ajudar a resolver, alguns problemas. O primeiro dos quais é o gasto em infraestruturas de transporte, que a cidade e o concelho são obrigados a fazer para manter o número de carros que circulam todos os dias, quer dentro da cidade, quer nos acessos à cidade”, afirmou José Moreira.

Segundo o candidato, a oferta atual é insuficiente e as pessoas são “condenadas” a gastar “boa parte do seu rendimento” à manutenção do seu transporte individual, devendo o próximo executivo municipal “aumentar a oferta de transporte público, melhorando os horários, frequências e aumentando o número de carreiras”.

A gratuitidade do transporte público “para quem vive e quem trabalha em Faro” é também uma das propostas do candidato do BE, que realçou os efeitos desta medida em termos ambientais, com a redução do tráfego, do gasto de energia e da poluição.

“Para nós, a ferrovia é essencial. Infelizmente, a modernização que foi feita da ferrovia foi apenas na tração elétrica, que é, de facto, importante, mas não se vai ganhar um único minuto, ou poucos minutos se vão ganhar nos trajetos”, lamentou, propondo a duplicação da via e opinando que este tipo de transporte tem “um forte potencial” para ligar as cidades algarvias.

Trata-se de um esforço que deve “ser feito pela Administração Central”, mas no qual a Câmara de Faro deve “fazer uma forte pressão”, disse, garantindo que se pode “ligar a ferrovia ao aeroporto” Gago Coutinho, a principal infraestrutura de entrada de turistas no Algarve, propôs.

“O ramal que liga a ferrovia ao aeroporto tem de ser feito rapidamente”, apelou, considerando que esta intervenção poderia também facilitar o acesso ao ‘campus’ universitário de Gambelas e ser depois alargada a Loulé, num “plano mais ambicioso” que garantiria a ligação ferroviária no eixo central Faro, Olhão e Loulé.

Além de José Moreira, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Cristóvão Norte (Coligação “Faro Capital de Confiança” – PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

 

Lusa