A professora Manuela Vardasta é a candidata independente proposta pela CDU à presidência Câmara de Albufeira, no Algarve, nas eleições autárquicas de outubro, anunciou a coligação política formada pelo PCP e pelo PEV.

A candidata da coligação que junta os partidos Comunista Português (PCP) e Ecologista Os Verdes (PEV), apresenta-se pela primeira vez a eleições aos órgãos autárquicos no concelho algarvio, que considera “ser mais do que sol, praia e diversão noturna”.

Numa nota enviada à agência Lusa, Manuela Vardasta, de 64 anos, refere que Albufeira “é um município com outros setores económicos que foram gradualmente desprezados, como a pesca”.

“A Câmara Municipal de Albufeira deve ter isso em atenção e deve pressionar o Governo para melhorar os serviços públicos, como a oferta pré-escolar e a saúde”, lê-se na nota.

Manuela Vardasta tem como adversários na corrida à Câmara de Albufeira, Victor Ferraz (PS/BE/L/PAN), José Carlos Rolo (PSD/CDS-PP), Miguel Matias (IL) e Rui Cristina (Chega).

Atualmente, o executivo da Câmara de Albufeira é constituído por três eleitos do PSD/CDS-PP/MPT/PPM, dois do PS, um do Movimento Independente por Albufeira (MIPA) e um do Movimento Independente Albufeira Prometida (AP).

O concelho de Albufeira tem uma área de 140,66 quilómetros quadrados e 48.807 habitantes (dados do INE de 2024), está dividido em quatro freguesias: Albufeira e Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne.

O município é limitado a oeste e noroeste pelo município de Silves, a nordeste e leste pelo de Loulé e a sul tem uma ampla costa no Oceano Atlântico.

O concelho de Albufeira, cuja população pode ultrapassar 300 mil pessoas no verão, devido ao turismo, é um dos principais destinos turísticos de Portugal e da Europa, sendo conhecido pelas suas praias de areia dourada entre falésias recortadas e pela animação noturna.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

 

Lusa