Manuel Marreiros, de 68 anos, advogado e vereador, sem pelouros atribuídos na autarquia do distrito de Faro, quer regressar à presidência do município, 16 anos depois de ter deixado o cargo que desempenhou durante 20 anos.
O autarca repete a candidatura pelo movimento independente Renascer, tendo já recebido o apoio do PSD, depois de em 2021 ter perdido as eleições para o PS por apenas 78 votos, conquistando dois dos cinco mandatos autárquicos.
Manuel Marreiros foi presidente da Câmara de Aljezur durante duas décadas, cumprindo três mandatos pela CDU, entre 1989 e 2001, e dois pelo PS, entre 2001 e 2009.
Depois de abandonar a presidência do município do distrito de Faro, Marreiros encabeçou a lista socialista à Assembleia Municipal, órgão a que presidiu entre 2009 e 2013.
O autarca esteve envolvido num processo judicial iniciado em 2012 e que só culminou em 2018 com a condenação à perda de mandato, anos depois de ter abandonado a vida política ativa.
Em declarações à Lusa, Manuel Marreiros disse que o que o moveu a candidatar-se é o facto de querer “inverter a inatividade em que se encontra o concelho, refletido no descontentamento geral da população”.
“Tem sido um retrocesso total, com a perda de fundos comunitários, sem um tostão para habitação e educação, duas das prioridades do concelho. Há 16 anos que a autarquia não recuperou nenhum dos vários edifícios que detém na vila, onde a falta de habitação é um problema gravíssimo”, apontou.
Questionado sobre o apoio manifestado pelo PSD à sua candidatura, Marreiros afirmou que se tratou de “uma manifestação espontânea de um partido que também reconhece que a gestão do PS não tem sido boa”.
O PSD Algarve manifestou já publicamente que vai apoiar Manuel Marreiros porque se trata de “um homem que luta pela sua terra, dialogante, com muito sentido cívico e muita capacidade de realização”.
“Da nossa parte [PSD], é bastante importante unirmos a nossa voz a favor da mudança que esse concelho urgentemente necessita”, justificou em comunicado Cristóvão Norte, o presidente do PSD Algarve.
Marreiros tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Aljezur o atual presidente José Gonçalves (PS) e Fernando Cortes (Chega), tendo este último sido durante década e meia membro eleito como independente e pelo PSD na Assembleia Municipal do concelho vizinho de Vila do Bispo.
Nas últimas eleições autárquicas para a Câmara de Aljezur, em 2021, o PS foi o partido mais votado (44,69% e três vereadores), seguido pelo movimento independente Renascer (41,82% e dois vereadores), pelo PSD/PSD (4,97%), pelo PCP-PEV (4,16%) e pelo Chega (1,07%).
O município tem 323,50 km2 de área e 6.161 habitantes (2021), estando dividido em quatro freguesias: Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.
O concelho é limitado a norte pelo município de Odemira (Baixo Alentejo), a leste pelo de Monchique, a sueste por Lagos, a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste tem uma extensa costa no oceano Atlântico, fazendo ainda a sua zona litoral parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.
Lusa