Jorge Pinto tem 58 anos, é natural do concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, mas reside e trabalha em Castro Marim, recandidatando-se à Câmara algarvia depois ter obtido nas últimas eleições 4,69% dos votos e não ter conseguido representação entre os cinco eleitos do executivo municipal.
O candidato do Chega à Câmara algarvia disse à agência Lusa que entre as principais prioridades da sua candidatura estão a área social, a saúde, a agricultura e o agroalimentar ou o turismo sustentável.
Jorge Pinto justificou a decisão de se candidatar à Câmara de Castro Marim com o incentivo recebido por parte de “muitos eleitores” e com o facto de conhecer bem o território e as “necessidades urgentes” do concelho, que está, segundo o candidato, em “estagnação”.
“Castro Marim não pode continuar a ficar para trás. Necessitamos de projetos estratégicos que consigam fixar e atrair população e ainda melhorar as condições dos que cá vivem, sobretudo na área social, na saúde, na agricultura, na área agroalimentar e no turismo sustentável”, afirmou.
O reforço do investimento em infraestruturas e no apoio ao tecido produtivo, a revitalização socioeconómica dos centros urbanos, a qualificação do espaço público, a melhoria das acessibilidades ou a construção de habitação social a custos controlados ou por cooperativas foram também metas apontadas por Jorge Pinto para a sua candidatura em Castro Marim.
Jorge Pinto considerou que é também necessário haver “alternância democrática” e que o Chega é o partido que melhor pode representar essa mudança, num concelho gerido há várias décadas pelo PSD.
Jorge Pinto tem como adversários para a Câmara de Castro Marim nas próximas eleições autárquicas Maria José Madeira (CDU), Ricardo Cipriano (PS) e Filomena Sintra (PSD), atual presidente, depois de ter substituído na presidência, em março, Francisco Amaral, que se encontrava no limite legal de três mandatos consecutivos e não se podia recandidatar.
Em Castro Marim, as últimas eleições autárquicas, em 2021, foram ganhas pelo PSD, com 56,18% dos votos, seguido pelo PS, que ficou na segunda posição, com 31,32%, à frente do Chega, terceiro, com 4,69%, e da CDU, quarta, com 3,72%.
O executivo camarário tem cinco elementos e a sua composição atual é dividida entre três eleitos do PSD e dois do PS.
Castro Marim está localizado cerca de 50 quilómetros a este de Faro e é delimitado a oeste por Tavira, a sul por Vila Real de Santo António e pelo Oceano Atlântico, a norte por Alcoutim e a este pelo rio Guadiana, que delimita a fronteira de Portugal com Espanha.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa