Pedro Oliveira, de 31 anos, formado em gestão de empresas e atualmente Controller Financeiro, “representa uma nova geração de políticos que defende uma forma de governar mais dinâmica, transparente e próxima das pessoas”, afirma o Volt numa nota biográfica enviada à agência Lusa.
“A sua candidatura surge do desejo de renovação política e social, apostando na colaboração, na escuta ativa e na procura de soluções para os desafios que o município enfrenta”, lê-se no documento.
A candidatura assenta, segundo a nota, em três pilares estratégicos: “Faro Inovador”, com uma aposta em tecnologia, ciência e educação; “Faro Verde”, para que a cidade seja sustentável, saudável e amiga do ambiente; e “Faro Comprometido”, para preservar a identidade e a cultura local.
Pedro Oliveira tem como adversários na corrida à presidência da Câmara de Faro Cristóvão Norte (PSD/IL/CDS/PAN/MPT), António Miguel Pina (PS), Duarte Baltazar (CDU), Pedro Pinto (Chega), Adriana Marques Silva (Livre), José Freitas Oliveira (ADN) e José Medeiros (BE).
Nas eleições autárquicas de 2021, uma coligação liderada pelo PSD venceu com maioria absoluta, com 47,76% dos votos, elegendo seis dos nove vereadores em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, com 30,58%, garantindo os restantes três eleitos.
A CDU alcançou o terceiro lugar, com 6,48% dos votos, e o Chega, o quarto, com 5,13%, partidos que não conseguiram qualquer mandato.
O concelho de Faro tem 67.566 habitantes (2021) e uma superfície de 201,2 quilómetros quadrados, estando dividido em quatro freguesias: União de Freguesias de Faro, Montenegro, União de Freguesias de Conceição e Estoi e Santa Bárbara de Nexe.
Faro é limitado a norte pelo concelho de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul com o oceano Atlântico.
As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.
Lusa