O bancário David Costa vai recandidatar-se pelo Chega à Câmara de Vila Real de Santo António, depois de ter encabeçado a lista do partido à autarquia algarvia nas últimas eleições, ficando na quinta posição.

O candidato tem 45 anos, é casado, reside em Monte Gordo, uma das três freguesias do concelho, e disse à agência Lusa que a sua candidatura tem entre as principais prioridades a limpeza e reorganização do espaço público, a diversificação da economia, a transparência na gestão financeira e a habitação.

Com formação académica em gestão e a trabalhar como bancário desde 2001, David Costa considerou que é necessário melhorar a limpeza e o ordenamento do espaço público para “devolver” à cidade a “dignidade e o conforto” e dinamizar a economia para poder atrair investimento e criar emprego, “apoiando de forma clara e inequívoca os empresários, agricultores, pescadores, comerciantes e jovens empreendedores”.

“A recente crise provou que estamos demasiado dependentes do turismo, deixando empresas e famílias em situação de fragilidade. Por isso, é obrigatório diversificar a atividade económica e construir bases sólidas que assegurem a Vila Real de Santo António um futuro estável, próspero e sustentável”, argumentou.

O candidato do Chega à Câmara de Vila Real de Santo António defendeu também a necessidade de a autarquia ter uma gestão municipal “rigorosa, responsável e transparente” e de “eliminar os ajustes diretos e governar com seriedade e planeamento”.

“É fundamental criar mais habitação social e a custos controlados, mas com critérios claros, regulamentados e públicos. Queremos ainda relançar o complexo desportivo e reativar de imediato o turismo desportivo, como estratégia essencial para combater a sazonalidade e criar novas oportunidades económicas”, propôs ainda David Costa.

David Costa tem já como rivais conhecidos nas eleições para a Câmara algarvia o atual presidente do município, Álvaro Araújo (PS), o arquiteto paisagista e escritor José Carlos Barros (PSD) e a professora Lígia Sousa (CDU).

Álvaro Araújo assumiu a presidência da Câmara de Vila Real de Santo António em 2021, após a vitória do PS nas últimas eleições autárquicas ter posto termo a 16 anos de gestão do PSD da cidade.

Vila Real de Santo António é um dos 16 municípios do distrito de Faro, conta com cerca de 19.000 eleitores e, nas últimas eleições, o PS venceu com 37,12% dos votos, conquistando três dos sete mandatos, seguido do PSD, segunda força mais votada, com 32,47% e também três vereadores, enquanto a CDU ficou na terceira posição, com 11,72% e um eleito.

Na quarta posição ficou a Candidatura Independente Construir o Futuro, com 7,63%, e o Chega foi a quinta força mais votada, obtendo 3,89%.

O vereador eleito pela CDU, Álvaro Leal, aceitou depois entrar no executivo municipal a tempo inteiro, formando uma maioria absoluta com os três eleitos do PS, tendo-lhe sido posteriormente retirada a confiança política pela coligação formada por PCP e PEV.

As eleições autárquicas estão previstas para 12 de outubro deste ano.

 

Lusa