Stephen Hugman tem 72 anos, é natural do Reino Unido, mas reside em Monchique há mais de 30 anos, concelho algarvio onde integrou a Assembleia Municipal, entre 2009 e 2021, eleito como independente pelo PSD.
O candidato concorre pela primeira vez à presidência do município de Monchique, assumindo-se como independente na lista da CDU.
Consultor na área da água, saneamento e desenvolvimento institucional, Stephen Hugman tem também um passado ligado ao associativismo local.
Numa nota escrita enviada à agência Lusa, Hugman enumerou como algumas das prioridades para o concelho, "a construção do novo Centro de Saúde e a atribuição de um médico de família para todos os habitantes".
Já na educação, defende a promoção de cursos de formação profissional apropriados para a economia do concelho e a diversificação das ofertas de atividades educativas promovidas pela autarquia.
A defesa da floresta, “com apostas na prevenção de incêndios e de reflorestação com espécies autóctones e resistentes às intempéries”, é outra das medidas preconizadas pelo candidato.
Stephen Hugman tem como adversários na corrida à Câmara de Monchique, o socialista Paulo Alves, atual presidente da autarquia, Fábio Ferreira (Chega) e João Miguel Silva (PSD/CDS-PP).
Nas eleições de 2021, o PS conseguiu a maioria absoluta, elegendo três dos cinco vereadores, ao obter 49,61% dos votos.
O segundo partido mais votado foi o PSD, com 21,50% dos votos, que elegeu um vereador, tendo o CDS-PP sido a terceira força política mais votada, elegendo igualmente um vereador.
O município de Monchique tem uma área de 395,26 quilómetros quadrados, na sua maioria agrícola e florestal, e 5.337 habitantes (dados do INE de 2024), encontrando-se subdividido em três freguesias: Monchique, Alferce e Marmelete.
No Algarve, o PS lidera 12 dos 16 concelhos do distrito de Faro, sendo três liderados pelo PSD e um pela CDU.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa