A passagem de testemunho foi confirmada hoje à agência Lusa pelo próprio António Carneiro, que deverá assumir o lugar de deputado na Assembleia da República “no final de outubro ou início de novembro”.
“Vamos ter uma reunião para a passagem de alguns dossiers e depois é todo um processo administrativo que será feito pelos serviços da Assembleia da República”, acrescentou.
António Carneiro assumiu que, no parlamento, a sua prioridade “será o bem-estar das pessoas, tanto no seu emprego, na sua segurança e nas acessibilidades”.
“E tornar o Baixo Alentejo uma região boa para se viver”, acrescentou.
O futuro deputado do Chega pelo círculo de Beja disse ainda que irá ser uma “voz ativa no parlamento em prol das preocupações dos baixo-alentejanos” e “dar continuidade ao trabalho que o deputado Rui Cristina fez”.
“Farei aquilo que estava no nosso programa das legislativas, que é estar sempre preocupado com as acessibilidades, com a segurança, com a habitação, com a agricultura e o mundo rural”, frisou.
Natural de Mirandela, no distrito de Bragança, António Carneiro tem 56 anos, é formado em Agronomia pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e exerce funções profissionais como inspetor de trabalho.
Antigo militante do CDS-PP, onde chegou a liderar a distrital de Beja, o novo deputado do Chega foi também o cabeça de lista deste partido à Assembleia Municipal de Beja nas eleições autárquicas de domingo, acabando por ser eleito para este órgão.
Nas legislativas realizadas em maio, o Chega foi a força política mais votada no distrito de Beja, com 20.447 votos (27,73%), o que lhe valeu a eleição de um dos três deputados eleitos por este círculo.
Os outros deputados eleitos por Beja são Pedro do Carmo, pelo PS, e Gonçalo Valente, pela Aliança Democrática, coligação que junta PSD e CDS-PP.
Lusa