A seca e a falta de água no Algarve são problemáticas cada vez mais dominantes na atualidade, e a Almargem pretende envolver-se e contribuir para reduzir o desperdício deste recurso, essencial à vida, e que todos nós, com especial destaque para o Algarve, usamos e abusamos diariamente como se de um recurso inesgotável se tratasse.
Esta campanha pretende desafiar a sociedade civil a aderir a propostas para poupar água, no setor doméstico, ao longo de todo o ano de 2020. Desafios que se pretendem que se tornem hábitos diários, para aliviar a pressão no uso dos recursos hídricos, valorizando-os.
Mensalmente, será apresentada uma edição especial de newsletter dedicada a esta temática, incluindo um artigo de opinião escrito por autores convidados, especialistas em várias áreas, contribuindo para uma sociedade mais informada e capacitada para intervir no processo de tomada de decisão. São ainda propostos desafios na página de Facebook da Almargem – www.facebook.com/associacaoalmargem - com o mote #AÚltimaGota_Algarve, apelando a todos para a poupança de água.
As alterações climáticas vieram para ficar e estão na ordem do dia. Ao mesmo tempo, multiplicam-se as preocupações com a falta de água no Algarve, bem necessário e transversal a todos os setores: doméstico, agricultura, indústria e turismo. A região do Algarve encontra-se exposta a um conjunto de vulnerabilidades climáticas, que serão potencialmente agravadas num contexto de alterações climáticas.
As mais recentes projeções apontam para o agravamento das tendências já observadas no presente em Portugal e no Algarve em particular: diminuição da precipitação média anual, aumento da temperatura média anual, subida do nível médio da água do mar, resultando em galgamentos oceânicos e aumento dos fenómenos extremos.
No seguimento das previsões e cenários apontados por vários cientistas, são várias as medidas propostas já apresentadas para nos adaptarmos aos novos cenários e para a redução das nossas necessidades hídricas. Contudo, a Almargem considera que não faz sentido arranjar soluções para as necessidades hídricas atuais sem haver uma reflexão séria sobre as alterações que todos nós teremos de fazer nas nossas vidas, para poupar água e reduzir a pressão que fazemos nos nossos sistemas hidrológicos.
Ajude-nos nesta campanha, porque «Cada gota conta»!»
Por: Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve