Com três espaços no barlavento algarvio, o grupo Arte Bianca, conhecido e reconhecido por estar entre as 50 melhores pizarias da Europa, reforça a sua oferta de sabores autênticos, com novas receitas da cozinha tradicional italiana

Os restaurantes Arte Bianca, localizados em Aljezur, Arrifana e Sagres, apresentam a nova carta de verão, que conta com um reforço de receitas tradicionais de Itália. A complementar o menu de pizas, estão agora, entre outras novas propostas, as Polpette, almôndegas caseiras de vaca e porco preto alentejano em molho de tomate caseiro, apresentadas também na nova piza Crunch Gulosa.

Considerada uma das 50 melhores pizarias da Europa pelo ranking internacional 50 Top Pizza, que distinguiu o restaurante algarvio com o 42º lugar, o Arte Bianca colocou Portugal na rota da cozinha italiana, afirmando-se como referência nacional e internacional. Manuela Mattavelli, fundadora do Arte Bianca, explica que “temos um laboratório interno, focado na investigação e inovação de novos produtos, e de diferentes tipos de massas, que trazemos de Itália, o que nos permite dar asas à criatividade e garantir a qualidade e autenticidade do produto final. É neste laboratório que criamos as nossas pizas, de que temos muito orgulho por estarem novamente no ranking 50 Top Pizza, no qual este ano subimos sete posições. Mas é ali também que nascem novos sabores, novas receitas com produtos locais da melhor qualidade, aos quais juntamos produtos italianos, para criar e recriar novos pratos como os que apresentamos agora na nossa nova carta de verão, e que são inspirados na cozinha tradicional das nossas mães e avós”.

“Quisemos trazer um pouco mais de Itália para o Arte Bianca, com opções que vemos, sobretudo, nas mesas de família”, acrescenta Emanuele Zingale, chef e pizzaiolo do Arte Bianca. “As Polpette são as almôndegas caseiras com molho de tomate fresco, típicas em qualquer casa italiana, que aqui utilizamos também para uma piza, a Crunch Gulosa, que reúne ainda burrata, queijo parmesão DOP e manjericão, com um toque de azeite virgem alentejano. Outro prato tradicional que adicionámos na nova carta é uma carbonara, que viverá também em piza Crunch, mas mantendo todo a essência da receita enquanto pasta. Nestes pratos, primamos pela excelência da massa, desenvolvida por nós com farinhas italianas selecionadas, e pelos ingredientes locais e frescos, que se querem o mais natural possível”, conclui.

O Arte Bianca nasceu em 2014, em Aljezur, pela mão dos italianos Manuela Mattavelli e Emanuele Zingale, chef com uma vasta experiência no setor da restauração. O conceito rapidamente cresceu para a Arrifana, no ano seguinte (2015), e para Sagres, em 2019. Diferenciador pela qualidade e leveza das suas massas, com farinhas italianas selecionadas, provenientes diretamente de Dal Mulino, e desenvolvidas no laboratório do Arte Bianca, as propostas são de uma autêntica refeição italiana, no Algarve.