Foi apresentado no passado dia 27 de maio o Plano Estratégico para o triénio 2015 a 2017 do «Hospital São Gonçalo de Lagos», unidade hospitalar adquirida em dezembro de 2014 pela IMAG, empresa de capitais 100% portugueses, e que irá atender este ano cerca de 100 mil utentes.

O Hospital está a ajustar a sua oferta de serviços em função das necessidades da região, numa lógica de complementaridade, não pretendendo concorrer com a oferta do Serviço Nacional de Saúde. Irá, também, aumentar a oferta de especialidades e valências com carência efetiva nesta região do país, e apostar na captação de estrangeiros para o setor do Turismo de Saúde, potencializando os recursos naturais e hoteleiros da região.

O “Hospital de São Gonçalo de Lagos” está a dinamizar vários sectores económicos e sociais da região algarvia e, para além de se diferenciar pelos cuidados de saúde prestados, vai apostar fortemente no desenvolvimento de produtos de Turismo de Saúde, em parceria com operadores turísticos e de saúde da região. “A médio prazo, serão propostas várias iniciativas que permitam alavancar o prestígio hoteleiro e médico-cirúrgico do Algarve. Tudo faremos para que esta região, e em particular o Hospital de São Gonçalo de Lagos e os nossos parceiros, entrem na agenda do setor no contexto europeu”, afirma João Sampaio, administrador executivo do Hospital e da IMAG. No âmbito das oportunidades do Turismo de Saúde integra-se a criação de um clima de confiança e excelência para a captação de cidadãos estrangeiros para cirurgias não urgentes, como a colocação de próteses e cirurgias oftálmicas e estéticas.

O plano apresentado indica ainda como pilares estratégicos a aproximação do Hospital à população algarvia (em especial, a do Barlavento) e a criação de áreas de diferenciação clínica e cirúrgica, bem como a criação da Academia Hospital de São Gonçalo. Após adquirir em dezembro de 2014 o “Hospital de São Gonçalo de Lagos” ao Grupo Lusíadas, a IMAG já investiu mais de 800 mil euros em equipamentos de diagnóstico e terapêutico, e foram recrutados mais de 20 colaboradores especializados, incluindo 10 médicos.

No primeiro trimestre deste ano foram atendidas 21.191 pessoas, esperando-se que o número de utentes anual ultrapasse os 100 mil, sendo cerca de 50% estrangeiros. Para 2015, estão previstos novos investimentos e serviços, como são o exemplo de nova capacidade de Diagnóstico de TAC (equipamento mais potente a sul do Tejo), novos equipamentos de Gastrenterologia (Colonoscopia e Endoscopia), entre outros. Este ano, o Hospital foi já dotado com o microscópio cirúrgico mais potente do Algarve.

O “Hospital de São Gonçalo de Lagos” presta serviços clínicos na área médica e cirúrgica, em internamento e ambulatório, disponibilizando também serviço de atendimento permanente, consultas externas e meios complementares de diagnóstico e tratamento. Atualmente, disponibiliza 30 especialidades médicas e valências, urgências, e 28 camas para internamento. Destina-se a toda a população, está acreditado na rede SIGIC, e tem convenções com a maioria das seguradoras e subsistemas de saúde. Dadas as características turísticas da região, e o perfil dos utentes que recorrem ao “Hospital de São Gonçalo de Lagos”, os médicos e enfermeiros são fluentes em idiomas estrangeiros e todos os elementos da direção clínica falam inglês fluentemente.

 

Por PORTER NOVELLI