No Ano Internacional de Combate ao Desperdício Alimentar, através desta iniciativa, a Autarquia pretende contribuir para alterar e fazer alterar determinados comportamentos relacionados com o desperdício alimentar, nomeadamente junto daqueles que serão “os adultos do futuro”.
O desperdício alimentar é uma realidade cada vez mais conotada negativamente no nosso quotidiano, representando um problema global e transversal, para o qual se apresenta fulcral definir e implementar medidas, bem como assumir compromissos que coloquem a sociedade no caminho do desperdício zero, ao longo de toda a cadeia alimentar, criando-se uma rede zero desperdício, com todas as entidades envolvidas, na disponibilização diária de produtos alimentares, associações de comércio e restauração, entidades oficiais, estabelecimentos turísticos, entre outros.
Segundo a Food and Agriculture Organization (UNFAO) e a United Nations Environment Programme (UNEP), um terço da comida produzida, diariamente, em todo o mundo acaba no lixo, ou seja 1,3 milhões de toneladas por ano, quantidade suficiente para alimentar 3 mil milhões de pessoas diariamente.
Empenhada nesta causa, a Câmara Municipal de Loulé foi o primeiro município algarvio a associar-se ao Movimento Zero Desperdício, através da assinatura do protocolo com a Associação Dariacordar, em novembro de 2014, possibilitando redirecionar os alimentos para a alimentação humana, salvaguardando a qualidade, higiene e segurança alimentar, assumindo-se esta ação como um complemento às respostas sociais já existentes no Concelho. Foi ainda realizada uma cooperação com a Associação In Loco e o município de São Brás de Alportel, no âmbito do projeto “Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento”, com o envolvimento das escolas.
Desde então, o Município louletano tem realizado ações concretas que já permitiram contribuir para redução do desperdício alimentar, entre as quais a associação ao Festival MED. Na edição deste ano do MED foi um total de 205,272 Kg de alimentos prontos a consumir.
Por: CM Loulé