Durante o dia, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, na Sala da Assembleia Municipal, o conferencista irá coordenar o workshop/formação contínua de professores “Escolas em transição – reconfigurar as práticas escolares”.
«Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver. Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos, exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender.
Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais se concretize educação integral. Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. Diz-nos Maturana que a educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência, diálogo e participação, enquanto condições de aprendizagem. Será oportuno falar de comunidades de aprendizagem».
Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco é especialista em Música e Alfabetização. Foi fundador da "Escola da Ponte", em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, o que lhe deu o título de Notório Especialista.
Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do "Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Foi coordenador do projeto "Fazer a Ponte", realizado na “Escola de Ponte” de 1976/2004, projeto que o levou a ganhar vários prémios, entre eles os de "Excelência Académica Prémio da Fundação Engº António de Almeida", "Comenda da Ordem da Instrução Pública" e "Experiências Inovadoras no Ensino”.
Em 2007, adotou o Brasil como Mátria. Desde então tem dado a volta ao país, mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da Educação que acreditam na transformação democrática por meio da Educação, da integração comunitária e das artes. É indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil, e colaborador voluntário no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino da “Escola da Ponte”.
Foi investigador do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação. No Ministério da Educação integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. É diretor pedagógico da EcoHabitare Consultoria e Projetos Ltda., empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem. Participa na Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.
Esta iniciativa tem entrada livre.