O Rotary Club Estoi Palace International apoia novamente o The Riding for the Disabled (A.E.D.A. Associação Equitação Deficientes Algarve) patrocinando uma jovem cavaleira com necessidades especiais que treina para os Special Olympics de Portugal.

Irina Rodrigues tem 14 anos e nasceu com Paralisia Cerebral e hemiplegia, que afeta o lado direito do seu corpo. A Irina faz as suas sessões regulares de Fisioterapia na APPC (associação Portuguesa de Paralisia Cerebral).

A Irina adora cavalos e começou a montar aos 8 anos. A equitação ajuda os portadores de deficiências físicas e mentais a desenvolver as suas capacidades motoras, reforçar a sua auto-estima, aumentar a sua consciência sensorial e concentração. Ajuda também a promover a percepção física, melhorar o tónus muscular e desenvolver capacidades comuunicativas e cognitivas. O principal objetivo para a Irina é usar a motivação que a equitação lhe dá para a encorajar nos estudos e melhorar as suas capacidades que incluem adquirir um outro idioma, tudo para a ajudar na sua vida adulta.

A Irina juntou-se às sessões de equitação terapêutica organizadas no Centro Hípico Pinetrees pela AEDA em Fevereiro de 2016, trazida pela APPC. Rapidamente passou para o nível de Equitação Desportiva Adaptada. A AAPACDM – escola para os deficientes mentais em Faro – é a promotora do Special Olympics Algarve e conta com a colaboração da AEDA e Centro Hípico Pinetrees, onde em Maio de 2016 o 2º Special Olympics de Equitação a Sul teve lugar, permitindo aos cavaleiros algarvios garantir um lugar no Special Olympics Portugal em Junho, que aconteceu em Lisboa. Os cavaleiros, que representaram uma variedade de escolas para deficientes e centros hípicos no Algarve receberam a maior parte das medalhas dos lugares cimeiros do pódio!

 

A Irina foi a cavaleira mais bem colocada no geral dos grupos de primeiro e segundo níveis. O seu objetivo é agora passar para o grupo de terceiro nível e ter a possibilidade de possivelmente representar Portugal no estrangeiro nos Special Olympics, destinado sobretudo a atletas com dificuldades de aprendizagem.

O RCEPI tem muito gosto de poder contribuir para a continuação da terapia da Irina com um patrocínio de 300€ que lhe permite continuar a treinar para as competições. 

 

Por: Rotary Club Estoi Palace International