Apesar dos apelos da Almargem e de muitas outras pessoas e instituições, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidiu, na semana passada, iniciar as obras de destruição da Praia de Dona Ana, demonstrando, uma vez mais, a sua insensibilidade para as questões do ambiente e da preservação do património paisagístico do Algarve.
Pior do que isso, esta atitude irresponsável da APA vai ter certamente consequências gravosas sobre o turismo algarvio de qualidade, tendo em conta o estatuto internacional da Praia de Dona Ana, considerada, até agora, uma das praias mais bonitas de Portugal e do mundo.
Após a substituição das suas areias doiradas por cascalho extraído do fundo do mar e a construção de um ignóbil dique de retenção, a Praia de Dona Ana passará a ser, tal como a Praia da Rocha, mais uma praia cujo passado e maravilhosa paisagem devem convenientemente ser esquecidos, em detrimento do turismo de massas e das festas VIP de Verão.
Nada que, certamente, tire o sono dos responsáveis da APA, unicamente preocupados em salvaguardar os poderosos interesses de quem tem construído indevidamente sobre a orla das falésias ao longo das últimas décadas e a salvar a sua pele, caso aconteçam episódios semelhantes aos da Praia Maria Luísa em 2009, o que nada garante não venha a repetir-se pois, com ou sem realimentação artificial das praias, as falésias naturalmente instáveis lá continuarão a existir.
A Associação Almargem continua empenhada em impedir a monstruosidade que a APA pretende cometer na Praia de Dona Ana, apelando, por isso, à adesão de todos os verdadeiros amigos da Costa Doirada para mais um encontro de protesto junto à praia, desta feita convocado por grupos de cidadãos e amantes do surf, e que vai ter lugar amanhã, dia 30 de Abril, pelas 15h00.
Por Almargem